Famílias que desocuparam prédio em SP terão reunião com secretaria

Famílias que desocuparam prédio em SP terão reunião com secretaria

Atualizado: Sexta-feira, 26 Novembro de 2010 as 8:05

Representantes das famílias sem-teto que desocuparam dois prédios no Centro de São Paulo nas últimas semanas devem se reunir nesta sexta-feira (26) com a Secretaria Municipal de Habitação. Nesta quinta-feira (25), famílias que desocuparam um prédio na Avenida Ipiranga seguiram para a Câmara Municipal, onde fizeram um protesto.

O prédio na Avenida Ipiranga foi invadido em 4 de outubro por 1.200 famílias. O dono conseguiu a reintegração de posse na Justiça. No começo da manhã, a via foi fechada por policiais. A desocupação foi pacífica, mas marcada por tristeza.

“O meu maior medo é que minhas crianças não vão ter uma vida digna, não ter estudo, não ter nada. Daqui a pouco estão jogadas nas drogas, no crack, ou seja lá que droga for”, disse a moradora Vanderlande Sousa.   As famílias seguiram para a frente da Câmara, onde outras pessoas que haviam desocupado outro prédio já estavam. No meio da tarde, uma comissão do movimento foi até a Prefeitura tentar um acordo com a Secretaria de Habitação. Entretanto, nada foi resolvido.

Durante a noite desta quinta, equipes da Prefeitura foram para as ruas cadastrar as famílias que não têm onde morar. A partir desse levantamento, será decidido em qual programa social elas serão inseridas. As famílias passaram a madrugada desta sexta no local.

O prefeito Gilberto Kassab disse que a cidade tem programas de moradia em andamento que somam R$ 1 bilhão. “Os investimentos são expressivos e vão continuar sendo expressivos, o que não podemos é ir além do nosso limite, mas vamos dialogar com essas famílias”, afirmou.    

veja também