Farol da Barra é aberto ao público nesta quarta-feira, em Salvador

Farol da Barra é aberto ao público nesta quarta-feira, em Salvador

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:43

  O Farol da Barra (ou Farol de Santo Antônio) será aberto para visitação às 8h30 desta quarta-feira (18), depois de 313 anos de sua construção, datada de 1698.

Considerado o mais antigo da América, marco turístico e histórico da Bahia, o Farol faz parte do conjunto arquitetônico e complexo militar do Forte de Santo Antônio da Barra, em Salvador.

Pelo menos dois milhões de pessoas visitam o Forte por ano. Agora, os interessados também terão a oportunidade de conhecer toda a estrutura do Farol, como o centenário maquinário francês, de 120 anos, em que o faroleiro liga as luzes ao pôr-do-sol e desliga ao amanhecer.

O Farol tem 22 metros de altura e sua luz pode ser vista a 60 km de distância. O comandante André Ferreira, encarregado do serviço de sinalização naútica leste, afirma que mesmo com toda a tecnologia atual,  navegadores ainda dependem da sinalização presentes em fortificações. "Os navegadores, ainda hoje, principalmente aqueles com baixo poder aquisitivo, se orientam pelo farol", explica.

 Internamente, o visitante terá que subir 81 escadas, toda em espiral, com piso antiderrapante e, em altura correspondente a sete andares, terá visão de 360° da Baía de Todos os Santos e do mar aberto do Oceano Atlântico.

De acordo com o comandante André Ferreira, não há restrição de idade para a visitação, mas pessoas com dificuldades de deslocamento e fobias, como medo de altura, deverão evitar a subida, que será acompanhada por guias. “Uma preocupação é certificar que toda a visitação será feita com segurança”, diz.

As visitações acontecem diariamente, das 8h30 às 17h30, e custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). O agendamento de visitas em grupo, como turmas de escolas, deverá ser feitos através dos telefones (71) 3264-3296 e (71) 3331-8039. Visitas independentes são realizadas em grupos de seis pessoas e podem ser feitas sem necessidade de agendamento prévio.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições