Fazendeiro suspeito de desmatamento ilegal tem máquinas apreendidas

Fazendeiro suspeito de desmatamento ilegal tem máquinas apreendidas

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:26

Em Mato Grosso, fiscais do Ibama apreenderam máquinas e caminhões em plena colheita de soja em uma fazenda. O fazendeiro é suspeito de desmatar ilegalmente.

Fiscais do Ibama e agentes federais entraram na fazenda Capim Fino e Fortaleza, em Bom Jesus do Araguaia. As equipes percorreram as áreas de plantação de soja. Os fiscais e os policiais foram em busca das colheitadeiras que estavam no campo e pararam uma a uma.

Alguns caminhões estavam carregando a soja quando foram parados pela fiscalização. O problema foi que o fazendeiro Antônio Penasso, segundo o Ibama, foi multado por desmatamento ilegal e teve a área embargada. Não deveria plantar soja na fazenda.

Em uma área antes existiam milhares de árvores. O Ibama chegou a aplicar multas e a embargar a área, mas o plantio de soja continuou em ritmo acelerado e o que restou da floresta se resume a uma pequena faixa verde perto das nascentes.

''Nunca nos foi apresentado uma licença para esses desmates, nem para atividade agrícola no local'', explica o chefe de fiscalização do Ibama, Rodrigo Dutra.

Na rodovia que dá acesso às fazendas fiscalizadas a imagem das máquinas agrícolas apreendidas chamou a atenção. Foram 11 colheitadeiras e cinco caminhões. As colheitadeiras foram lacradas e a Polícia Federal vai investigar outro crime.

''Relativamente ao crime de desobediência, porque a área foi embargada para plantar'', afirma o delegado Paulo Repetto.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições