Feriado será frio em quase todo País

Feriado será frio em quase todo País

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:12

iG São Paulo

Próximos dias podem ter temperaturas negativas e neve no Sul do País. Sudeste, Centro-Oeste e Norte também terão dias frios

O feriado de Corpus Christi será de temperaturas baixas na maior parte do País. Segundo os meteorologistas da Climatempo, os moradores das áreas mais frias do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina podem enfrentar temperaturas negativas e neve nos próximos dias. Mas não é só o Sul do País que deve ficar gelado. Até a região Norte deve ser atingida por uma frente fria nos próximos dias.

A frente fria que está avançando pelo litoral do Sul e do Sudeste do Brasil associada a atuação de um ciclone extratropical em alto-mar, ao largo da costa da Argentina, provoca vento intenso e persistente sobre uma extensa área oceânica, ao largo da costa do Brasil formando ondas que a partir desta quinta-feira influenciam as praias do Sul e do Sudeste deixando o mar agitado e provocando ressaca no litoral.

Sul muito gelado

O Sul do Brasil já estava gelado desde esta terça-feira. As temperaturas no Rio Grande do Sul ficaram abaixo dos 10ºC, até mesmo no litoral gaúcho. Contudo, esse frio foi só uma prova do que vem por aí. Outra massa polar muito intensa está avançando pelo Sul do país e vai fazer a temperatura diminuir ainda mais em toda a região. Nos próximos dias, o frio será recorde nos três Estados. Esta nova massa de ar polar talvez seja a mais intensa de 2012 e será difícil bater os recordes de frio provocadas por este sistema.

Com o ar muito frio e o aumento da umidade esperado para esta quarta-feira em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, há possibilidade de queda da neve e, desta vez, o fenômeno poderá ocorrer em áreas baixas como a Campanha Gaúcha, região da cidade de Bagé, na fronteira com o Uruguai. Também há chance de neve sobre o Uruguai nesta quarta-feira.

A previsão é de que em áreas da Campanha Gaúcha e do planalto, a neve aconteça entre a tarde e a noite desta quarta-feira. Nas áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e no planalto catarinense, pode nevar entre a noite desta quarta e a madrugada de quinta-feira, no feriado. A partir da tarde de quinta-feira, a nebulosidade deve se dissipar e não há mais expectativa de neve para o restante do fim de semana prolongado. Porém, a geada ao amanhecer será generalizada no Sul do País na sexta-feira e no sábado, podendo ocorrer com forte intensidade em grandes áreas.

Desde segunda-feira chove Curitiba. Para os próximos dias, as nuvens de chuva se afastam e até um pouco de sol já é esperado para a tarde desta quarta-feira. Entretanto, o frio vai aumentar muito, mesmo com a presença do sol, por causa da intensa massa de ar polar que está chegando ao Sul do Brasil. O ar polar que já está sobre a região será reforçado e as temperaturas vão baixar mais. Novos recordes de frio devem ser registrados até o domingo que vem. Em Curitiba deve gear ao amanhecer da sexta-feira.

Sudeste gelado

Durante a quarta-feira, a frente fria que avança sobre São Paulo será reforçada por outro sistema muito mais forte. Esta segunda frente fria vai impulsionar as áreas de instabilidade sobre o Sudeste. Em São Paulo, a queda da temperatura será brusca de terça para a quarta-feira, mas o frio na quinta-feira, feriado de Corpus Christi será intenso no Estado de São Paulo. A sensação de frio será aumentada pelos ventos moderados e pela alta umidade do ar. A chuva e o céu nublado devem predominar na região da Grande São Paulo até o sábado. A forte onda de frio que está chegando deve provocar recordes de frio na cidade de São Paulo. A maior chance dos recordes serem batidos é no dia 8 de junho, quando a cidade poderá ter a madrugada e a tarde mais fria do ano até agora.

A frente fria já chegou ao sul do Estado do Rio de Janeiro e virou o tempo. A tendência é que esta frente fria deixe o tempo muito instável no Rio de Janeiro nos próximos dias e a temperatura vai diminuir. No feriadão, além da chuva e do frio, também há previsão de mar muito agitado. Na noite de quinta-feira e durante a sexta-feira, as ondas chegam a três metros de altura. No sábado, o mar ainda fica bem agitado, com ressaca, e as ondas têm entre 3 e 3,5 metros de altura. No domingo, as ondas podem chegar a quatro metros.

Centro Oeste frio

Do mesmo jeito que a frente fria atinge os Estados do Sudeste, ela deve chegar ao Centro-Oeste. Assim, o ar polar que se espalha sobre o Sul também chegará ao Centro-oeste, mais fraco, mas deixando as temperaturas mais baixas. Nesta quarta-feira, o norte de Goiás em o nordeste de Mato Grosso deve ter sol e poucas nuvens com pequena chance de pancadas de chuva à tarde. No sudoeste de Mato Grosso do Sul e no sudeste de GO haverá variação de nuvens e possibilidade de chuva. Nas demais áreas da região é esperado céu nublado com chuva a qualquer momento. Temperatura baixa em MS.

Para os próximos dias, o sul e o sudoeste de Mato Grosso do Sul deve ter céu claro. Entre o sudeste e o oeste de Estado é esperado predomínio de sol. Nas demais áreas da região haverá muitas nuvens e chuvas isoladas. Temperaturas deve ser baixas.

Norte um pouco frio

Áreas de instabilidade já atingiram o sul de Rondônia. De acordo com os meteorologistas, a frente fria alcança o Estado do Acre e o sul do Amazonas nesta quarta-feira. Há risco de chuva e vento forte acompanhado de descargas elétricas. Na quinta-feira, ocorre o fenômeno da friagem provocada pela passagem da frente fria e a entrada do ar polar sobre a região. A temperatura máxima em Rio Branco não deve superar os 23°C. O norte do Pará e centro-sul do Amapá deve ter sol entre variação de nuvens. Já no leste do Pará e no Tocantins é esperado sol e poucas nuvens. No sul de Rondônia e no Acre deve ter muitas nuvens e chuva a qualquer momento.

Nordeste instável

A frente fria que atinge a maior parte do Brasil deve levar chuva para os Estado do Nordeste brasileiro. A quarta-feira deve ser tempo instável no litoral da Bahia, Ceará, Piauí e Maranhão. As demais áreas devem ter sol com nuvens. A temperatura máxima, de 34ºC, deve ser registrada no noroeste do Maranhão. A mínima, é a mínima, de 16ºC, na Bahia.

Para os próximo dias é esperado sol entre variação de nuvens na faixa leste da região; pancadas de chuva isoladas no Rio Grande do Norte, nordeste do Ceará e litoral do Piauí e do Maranhão; sol entre variação de nuvens no oeste de Ceará e norte do Piauí e do Maranhão; possibilidade de chuva no centro-leste de Pernambuco e na Paraíba e sol e poucas nuvens nas demais áreas da região.


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições