MENU

Ferroanel Norte em São Paulo deve sair até 2014, diz ANTT

Ferroanel Norte em São Paulo deve sair até 2014, diz ANTT

Atualizado: Terça-feira, 6 Setembro de 2011 as 2:38

O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres ( ANTT ), Bernardo Figueiredo, disse nesta terça-feira (6) que o governo federal e o governo de São Paulo entraram em acordo para a construção do chamado Ferroanel Norte, que vai possibilitar o fim da circulação de trens de carga pelo centro da capital paulista.

Figueiredo informou que o levantamento dos custos do projeto deve ficar pronto dentro de três meses. A ideia é que a nova linha férrea acompanhe o traçado do Rodoanel Norte, obra rodoviária que foi criada para reduzir o tráfego de caminhões dentro da cidade São Paulo.

A expectativa é que o Ferroanel fique pronto até 2014. Hoje, os trens de carga que seguem para o interior de São Paulo, ou então dali para Santos, passam pelo centro de São Paulo e compartilham os trilhos usados pelas composições que transportam passageiros.

De acordo com Figueiredo, a circulação dos trens de carga pela região, apesar de hoje já ser restrita, impede que o governo paulista faça investimentos na modernização da linha férrea.

“A presença dos trens de carga cria embaraços para o transporte de passageiros na Grande São Paulo. E a informação que temos do governo paulista é que essa operação conjunta vai ficar inviável a partir de 2015”, disse o diretor-geral da ANTT

Figueiredo disse que um projeto anterior para o Ferroanel Norte chegou a ser incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em 2007, mas não saiu do papel porque, na época, o governo paulista queria estudar outras alternativas para o problema.

“Mas agora existe o consenso entre o governo federal e o governo estadual de que a prioridade é equacionar o ferroanel norte”, afirmou.

veja também