Fiéis da Grande BH comemoram Assunção de Nossa Senhora

Fiéis da Grande BH comemoram Assunção de Nossa Senhora

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:17

O fim de semana será de festas para homenagear Nossa Senhora da Boa Viagem em Belo Horizonte, do Bom Sucesso em Caeté, do Pilar em Nova Lima, e da Saúde em Lagoa Santa, na região metropolitana da capital. O domingo será de orações, missas e procissões luminosas nas quatro cidades , com oportunidade para celebrar a fé católica, pedir graças e agradecer as já alcançadas.

Na capital, a comemoração começará às 16h, com a tradicional concentração na Praça da Rodoviária, no Centro. Segundo a Arquidiocese de Belo Horizonte, haverá recitação dos mistérios do rosário e recepção da imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, protetora da cidade, que segue em cortejo até a Praça da Catedral, onde o arcebispo metropolitano, dom Walmor Oliveira de Azevedo, celebra missa. Desta vez, a procissão contará com a presença de ciclistas e motociclistas, que receberão bênção especial. Um grupo de jovens vai carregar a Cruz Peregrina da Jornada Arquidiocesana da Juventude.

Em Caeté, moradores e visitantes vão homenagear a padroeira, Nossa Senhora do Bom Sucesso, e São Caetano. O ponto alto será às 16h, com a procissão luminosa pelas ruas do Centro Histórico. A expectativa é de que cerca de 10 mil pessoas acompanhem o cortejo. “Estamos muito felizes, pois é uma data de grande alegria para Caeté. É uma festa que começou no século 18 e a nossa paróquia já tem 286 anos”, diz o pároco, padre Carlos Antônio da Silva.

A festa no domingo, data em que os católicos comemoram a Assunção de Nossa Senhora, começa bem cedo em Caeté, às 5h, com alvorada festiva, seguindo-se repique de sinos (6h), abertura das portas da matriz, recitação do Angelus, oração e bênção. As missas serão celebradas pelos padres Fernando César Nascimento (7h), da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Pedro Leopoldo; Ivan Alves da Silva, da Paróquia São Gonçalo (9h30), de Belo Vale; e Cesare Serrau, da Comunidade Missionária de Villaregia e titular da Paróquia de São Sebastião.

À tarde, haverá a consagração a Nossa Senhora (15h) e a solene celebração eucarística (16h), a cargo do bispo emérito de Porto Nacional (TO), dom Geraldo Vieira Gusmão, com o canto do Te Deum. O ponto alto do dia será a procissão luminosa de Nossa Senhora do Bom Sucesso e São Caetano.

Em Nova Lima, os fiéis terão um motivo a mais para fazer a festa para Nossa Senhora do Pilar, que terá duas procissões: a primeira pela manhã, às 7h30, e outra à noite, às 19h30, logo depois da missa na matriz. De acordo com os organizadores, os devotos, que todos os anos pedem proteção à santa, vão contribuir para a conclusão da reforma do telhado da matriz, que guarda belas obras de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1730-1814), e reformar o cineminha, espaço que pertence à igreja. O tema da festa, iniciada no dia 1º, é Maria, mãe dos caminhantes, ensina-nos a caminhar!

Em Lagoa Santa, a 36 quilômetros de BH, milhares de pessoas vão rezar em louvor a Nossa Senhora da Saúde. Haverá missas e cerimônias no domingo (a primeira será às 5h). A procissão será à tarde (16h30), saindo da matriz em direção à orla da lagoa, no sentido Várzea. Até domingo, haverá shows, barraquinhas e outras atividades nas cidades.

Também no domingo haverá festividades nas paróquias do Bom Jesus, em Contagem; de Nossa Senhora da Glória, no Eldorado, em Contagem, e nos bairros Glória e Oswaldo Cruz, em BH; Nossa Senhora da Misericórdia, no Conjunto Califórnia, em BH; Nossa Senhora Estrela da Manhã, no Santa Lúcia, em BH; Nossa Senhora Rainha da Paz, em Justinópolis, Ribeirão das Neves; Nossa Senhora Mãe dos Pobres, no Jardim Teresópolis, em Betim; e Nossa Senhora da Assunção, em Ravena, Sabará.

Jubileu de ouro

Em Santa Luzia, a 25 quilômetros de Belo Horizonte, a comunidade do Bairro São João Batista (Ponte) participa no domingo, às 10h, na igreja nova, de missa solene comemorativa do jubileu de ouro da Paróquia de São João Batista. Estarão presentes o arcebispo metropolitano dom Walmor e todos os corais da paróquia.

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições