FIFA visita Rio e conhece planos da cidade para sediar jogos da Copa de 2014

FIFA visita Rio e conhece planos da cidade para sediar jogos da Copa de 2014

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

FIFA visita Rio e conhece planos da cidade para sediar jogos da Copa de 2014

Uma comissão da FIFA (Federação Internacional de Futebol) visitou na tarde de ontem, 1º de fevereiro, o Rio de Janeiro, uma das 17 cidades brasileiras que disputam sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014. O grupo, formado por três pessoas, iniciou a série de visitas no dia 30 de janeiro, em São Paulo, e já passou pelas três capitais da Região Sul do país.

As inspeções às cidades candidatas se encerram no dia 7 de fevereiro, em Fortaleza. Em março deste ano, serão anunciadas as 12 cidades-sede da Copa. A decisão de qual cidade sediará a abertura da competição ou a final do campeonato só será divulgada depois da Copa de 2010, que se realizará na África do Sul.

Depois de um sobrevôo de helicóptero pelo Rio de Janeiro, a comissão da FIFA se reuniu com o prefeito carioca, Eduardo Paes, e com o governador Sergio Cabral para conhecer os projetos para o Estádio do Maracanã e para a infra-estrutura do município.

A cidade do Rio quer não só figurar como uma das 12 sedes, como também pretende sediar o jogo final e ser a base do centro de mídia da Copa 2014. Segundo Eduardo Paes, os investimentos previstos para o Mundial vão beneficiar toda a população do Rio.

"Ter a Copa e sediar a final da Copa, a sede da FIFA e o centro de mídia no Rio de Janeiro vão dar à cidade um conjunto de investimentos importantes. A Linha 4 do Metrô já está avançando e deve ser viabilizada ainda este ano. Estamos trabalhando para viabilizar o corredor T5 (ligação da Baixada de Jacarepaguá com a zona norte). O porto do Rio de Janeiro vai ser revitalizado, vai começar no nosso governo", disse.

Outro projeto para a Copa do Mundo é permitir uma parceria público-privada (PPP) para revitalizar e administrar o Estádio do Maracanã. A inclusão do estádio, que foi palco da final da Copa de 1950, no Plano Estadual de PPPs foi assinada hoje pelo governador do estado, na frente da comissão da FIFA.

Além dos três integrantes da FIFA, participam das visitas às cidades o Comitê Organizador da Copa de 2014, coordenado pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira.

Além do Rio de Janeiro, são cidades-candidatas: São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Campo Grande, Cuiabá, Rio Branco, Manaus, Belém, Salvador, Recife, Natal e Fortaleza.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições