Filme dirigido por mato-grossense será exibido no Festival de Cannes

Filme dirigido por mato-grossense será exibido no Festival de Cannes

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:44

Filme da cineasta mato-grossense não vai disputar a mostra competitiva do Festival (Foto: Divulgação)

  Um filme dirigido pela mato-grossense Moema Umann será exibido na 64º edição do Festival de Cinema de Cannes, um dos mais prestigiados e importantes festivais do mundo. O filme será exibido no Short Film Corner, mas não está competindo, pois não se enquadra nos critérios para competição que são de no máximo 15 minutos.

Diferente dos vídeos e peças de teatro em que atuou como diretora, este foi o primeiro trabalho de Moema como diretora de cinema. Em entrevista ao G1 , ela disse que quase não acreditou quando recebeu a notícia de que o filme 'Before Breakfast' (Antes do Café da Manhã, em português) tinha sido selecionado para participar de Cannes. “Foi uma surpresa e tanto! Fiquei muito nervosa, não sabia se ria ou chorava, para quem ligava primeiro ou se enviava um e-mail pra todo mundo”, conta.   Moema tem 28 anos e nasceu na cidade de Barra do Garças, a 516 quilômetros de Cuiabá. Depois de morar na capital mato-grossense, ela decidiu estudar Artes Cênicas na Universidade de Brasília. Depois de formada, foi morar em Nova York para fazer mestrado em direção e atuação.

Ao lembrar dos primeiros passos na profissão, Moema, que também é atriz, conta que sua carreira começou bem cedo. “Gosto de dizer que iniciei minha carreira lá na infância. Mesmo morando no interior e com pouco acesso ao mundo do cinema e do teatro, eu sempre me envolvia com projetos amadores locais. A gente sempre dava um jeito de fazer e acontecer”, lembra.

Mesmo dirigindo cinco peças teatrais ao mesmo tempo e no último ano do mestrado, a mato-grossense conta que dirigir o filme 'Before Breakfast' foi uma ótima experiência profissional. Segundo ela, os ensaios foram muito intensos e um ensaio aberto foi feito na sede oficial do Actors Studio, uma das associações mais renomadas de atores profissionais dos Estados Unidos.

Neste dia, tiveram uma agradável surpresa. “Uma pessoa sempre modera os ensaios abertos, normalmente alguém bem experiente. Nós recebemos uma crítica muito boa da moderadora do dia, Melissa Leo, que recentemente ganhou o Oscar como melhor atriz coadjuvante (pelo filme o Vencedor)".

Ao ser questionada sobre o cinema brasileiro e o mercado cinematográfico de Mato Grosso, ela revela que aos poucos a produção no estado vai melhorando. “Gosto de iniciativas como as mostras do Sesc Arsenal e os festivais, porque isso propicia o intercâmbio, enriquece e estimula a produção local”, afirma.

Ela completa dizendo que pretende desenvolver projetos no Brasil. “Seguirei por aqui por mais um tempo, mas tenho dois projetos que foram escritos para serem rodados no Brasil e estamos esperando resposta de investidores. Sempre que vou aí, volto com a cabeça cheia de ideias”, finaliza a cineasta.

Moema não vai perder a oportunidade de passar pelo tapete vermelho do Festival de Cannes. Na quinta-feira (12) ela desembarca na cidade para participar do Festival.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições