Filme israelense vence o festival de Tóquio

Filme israelense vence o festival de Tóquio

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:08

Um filme israelense sobre um menino que para de crescer durante três anos venceu o prêmio mais importante do 23º Festival Internacional de Cinema de Tóquio, dando ao diretor Nir Bergman o principal troféu da mostra pela segunda vez.

"Intimate grammar", que recebeu o prêmio Sakura Grand Prix, foi escolhido entre 15 competidores de 80 países e regiões e conta a história de Aaron, filho de um sobrevivente do Holocausto que busca o refinamento na arte em meio a uma sociedade cada vez mais militante.

Bergman se tornou o primeiro diretor a vencer o prêmio Sakura duas vezes. A primeira vez foi em 2002 pelo filme "Asas partidas".

Bergman havia afirmado na última semana que o filme foi baseado em um romance israelense chamado "Book of Intimate Grammar", de David Grossman, que lhe "deu um choque emocional como se estivesse lendo sobre sua própria vida".

"Eu amei tanto os personagens e pensei que mereciam estar na tela", disse o cineasta.

O prêmio de melhor diretor foi para Gilles Paquet-Brenner por "Sarah's key", um filme francês sobre o destino de uma família judia na 2ª Guerra Mundial. O filme também venceu o prêmio de favorito do público.

"Muito obrigado! Agora posso pagar meus impostos", disse Paquet-Brenner, quando os prêmios foram anunciados.

Kaneto Shindo, um diretor japonês de 98 anos, venceu o prêmio especial do júri por "Post card", sobre o impacto da 2a Guerra nos moradores de uma comunidade rural japonesa.

Recebendo o prêmio em uma cadeira de rodas, Shindo usou a ocasião para anunciar sua aposentadoria. "Espero com todo o coração que todos vocês se saiam bem e façam bons filmes".

Fan Bingbing ganhou o prêmio de melhor atriz por seu papel em "Buddha mountain", uma co-produção entre China e Taiwan dirigida por Li Yu que também recebeu o prêmio de melhor contribuição artística.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições