Filme sobre skate no Brasil disfarça inimizade entre astros

Filme sobre skate no Brasil disfarça inimizade entre astros

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:06

Os dois maiores ícones do skate nacional, Bob Burnquist e Sandro Dias, o Mineirinho, disfarçaram a rivalidade para lançar o documentário Vida Sobre Rodas, que chega nesta sexta-feira aos cinemas. Além deles, o filme do diretor Daniel Baccaro conta com Lincoln Ueda e Cristiano Mateus como personagens de uma revolução no skate nacional. Apesar da produção conjunta, Baccaro disse que ainda existe um half pipe entre Bob e Mineirinho.

A rivalidade dos dois vem desde 2008, quando Mineirinho viu a WCS (World Crail Skateboarding) "tirar" o título mundial de skate vertical das suas mãos e "presentear" Bob Burnquist. Insatisfeito com a decisão da entidade de cancelar uma das etapas que tinha ganho e validar uma que o rival havia vencido, o pentacampeão da modalidade decidiu não correr o Circuito Mundial em 2009. Além disso, não conversa mais com Burnquist e prefere não comentar o assunto.

Na última segunda-feira, ambos compareceram ao lançamento do filme. No entanto, a relação dos dois é extremamente profissional. Em nenhum momento deram entrevistas juntos, a não ser na coletiva, quando sentaram separados pelo diretor. Para piorar a situação, o cartaz do filme estampa a foto de uma manobra de Burnquist e só cita os demais em texto.

Para produzir o filme, os rivais não tiveram que contracenar, pois a película é composta de imagens do arquivo pessoal dos atletas e de entrevistas individuais. Mesmo assim, o diretor Daniel Baccaro não esconde o abismo que existe entre ambos.

"Existe um half pipe [pista de skate vertical] entre os dois. Cada um fica em um quarter separado, mas eu acho isso super natural. Eles são os maiores ídolos do skate no Brasil, uma hora isso ia acontecer. O importante é que eu sou amigo de todos e não tivemos nenhum problema para fazer o filme", afirmou o diretor ao UOL Esporte.

De acordo com Baccaro, a maneira de montagem do filme facilitou o contato entre os dois atletas. "Na verdade, o contato deles era mais comigo. Sempre que tinham alguma alteração para fazer, eles me ligavam e tratavam direto comigo. Eu fazia esta ponte. Mas o filme é bastante equilibrado", disse. "Eles entenderam que era importante para o skate ter os dois juntos no filme", acrescentou o diretor.

Baccaro foi skatista amador na mesma época de Burnquist, na pista Ultra, em Moema, São Paulo. No entanto, afirma que o skate não deixou coisas tão boas para ele. "Eu sempre falo que o que o skate me deu foram duas placas de platina e alguns pinos na perna", brincou.

Sinopse

Vida Sobre Rodas conta a história do skate nacional nos últimos dez anos através de depoimentos e manobras dos ídolos Bob Burnquist, Sandro Dias, Cristiano Mateus e Lincoln Ueda.

Depoimentos e imagens de skatistas, jornalistas e empresários formam um conjunto que retrata os obstáculos superados pelo skate, hoje o segundo esporte mais praticado no país.

Vida Sobre Rodas é um filme de muitas histórias, mas é, acima de tudo, a trajetória de jovens, muitas vezes sem nada em comum além da paixão pelo skate, que transformaram o esporte no país.

Por: Felipe Munhoz

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições