Fim de semana será de sol com pancadas de chuva em grande parte do País

Fim de semana será de sol com pancadas de chuva em grande parte do País

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:09

Frente fria avança em direção ao Sul e deixa o tempo instável com possibilidade de chuva forte. No Sudeste, o sol predomina, mas há risco de temporal no domingo

O fim de semana será de sol com pancadas de chuva na maior parte do Brasil. Uma nova frente fria avança em direção ao Sul do país e deixa o tempo instável com possibilidade de chuva forte em alguns momentos. No Sudeste, o sol aparece durante todo o dia e há risco de temporal no domingo, na zona da mata mineira, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Veja a previsão do tempo para a sua cidade

Na maior parte do Centro-oeste, o calor e a alta umidade favorecem as pancadas de chuva. Em quase todo o Nordeste, o ar seco e quente inibe a formação de nuvens de chuva e o sol aparece forte em grande parte da região. No Norte, a presença de uma grande área de instabilidade provoca chuva e ventos fortes.

Confira abaixo a previsão completa para sua região, de acordo com o Climatempo:

Sudeste

Nesta sexta-feira, o ar fica mais seco e quente em parte do Sudeste. No sul e leste de São Paulo, no sul de Minas Gerais e no centro-sul do Rio de Janeiro, o sol brilha forte e chove. Nas demais áreas paulistas, no triângulo mineiro, região do Alto São Francisco, no Vale do Rio Doce, na Zona da Mata mineira e na maior parte do Espírito Santo, chove á partir da tarde em pontos isolados. No norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, uma frente fria deixa o tempo instável com chuva a qualquer hora com até forte intensidade em alguns momentos.

No sábado, o sol brilha forte em toda a região. Em São Paulo, no Rio de Janeiro e no centro-sul de Minas Gerais, inclusive na capital Belo Horizonte, e no extremo sul capixaba, o ar quente e úmido favorece as pancadas de chuva á partir da tarde. No norte mineiro, região dos Vales do Jequitinhonha e do Rio Doce, e no Espírito Santo, o sol volta a brilhar forte e não chove.

No domingo, uma frente fria avança pela região e deixa o tempo instável na maior parte do Sudeste. Em São Paulo, no triangulo mineiro, Zona da Mata, sul de Minas Gerais e no centro-sul do Rio de Janeiro, a aproximação deste sistema associado ao calor e a umidade pode causar temporais em pontos isolados entre a tarde e à noite. As demais áreas terão um dia de muito sol e calor sem previsão de chuva.

Sul

Nesta sexta-feira, uma frente fria se aproxima do Rio Grande do Sul e deixa o tempo instável na região. No oeste e no centro-sul gaúcho, as pancadas de chuva ocorrem a qualquer hora do dia com até forte intensidade em alguns momentos. Nestas áreas, a temperatura entra em declínio. Nas demais localidades do estado, no sul e centro-oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná, o sol aparece durante todo o dia e chove á partir da tarde. Em Florianópolis, Vale do Itajaí, litoral paranaense e na Grande Curitiba, faz calor e não chove.

No sábado, este sistema avança sobre o Rio Grande do Sul e as áreas de instabilidade aumentam em grande parte da região. No estado gaúcho, no sul e oeste de Santa Catarina e do Paraná, o sol aparece sempre entre muitas nuvens e chove a qualquer hora. Nas demais áreas, o sol brilha forte e as pancadas ocorrem entre a tarde e à noite.

No domingo, as áreas de instabilidade deixam o céu com muitas nuvens sobre Santa Catarina e o sudoeste do Paraná. De acordo com a Climatempo, nestas áreas chove a qualquer hora do dia. No norte do Rio Grande do Sul, o dia amanhece com muita nebulosidade espalhada e as pancadas ocorrem no início da manhã, mas ao longo do tarde o sol aparece e não chove. Nas demais áreas paranaenses, o sol aparece o dia todo e a chuva está prevista á partir da tarde.

Centro-oeste

Nesta sexta-feira, o sol aparece na maior parte da região. No centro-oeste e no norte de Mato Grosso, inclusive a capital Cuiabá, áreas de instabilidade espalham muitas nuvens e ocorrem pancadas de chuva várias vezes ao longo do dia, que por vezes pode ser com até forte intensidade. No Mato Grosso do Sul, em Goiás e no Distrito Federal, o sol aparece forte, faz bastante calor e chove á partir da tarde em pontos isolados.

Sábado será mais um dia de muito sol, calor e temperatura alta nos três estados. No sul do Mato Grosso, inclusive a capital Cuiabá, na maior parte do Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, o sol aparece forte e chove á partir da tarde em pontos isolados. Nas demais áreas, o sol aparece sempre entre muitas nuvens e as pancadas ocorrem a qualquer hora com até forte intensidade em pontos isolados.

No domingo, a instabilidade aumenta e voltam as condições de chuva forte acompanhada de descargas elétricas no norte do Mato Grosso. Nas demais áreas do estado e no sul de Goiás, inclusive em Rio Verde, chove a qualquer hora do dia. No Mato Grosso do Sul, o calor e a alta umidade favorecem as pancadas á partir da tarde em pontos isolados.

Norte

Na sexta-feira, grandes áreas de instabilidade mantém o tempo instável na maior parte da região. No centro-oeste do Acre, no norte do Pará, região de Santarém e Tucuruí, no sudeste do estado e no Tocantins, as pancadas chove a qualquer hora e não para descartar o risco de chuva forte em alguns momentos. Nas demais áreas, o sol aparece com mais força, mas o ar quente e úmido ajuda a formar nuvens de chuva e as pancadas ocorrem á partir da tarde em pontos isolados.

No sábado, a instabilidade provoca o aumento de nuvens e favorece as pancadas de chuva ao longo do dia em grande parte da região. No centro-oeste do Amazonas e de Rondônia, em Roraima, no norte e sul do Pará e no Tocantins, o sol aparece entre muitas nuvens, faz calor e chove a qualquer hora. Nas demais localidades, o sol aparece, faz bastante calor as pancadas estão previstas á partir da tarde em pontos isolados.

No domingo, as áreas de instabilidade associadas ao calor e a alta umidade formam nuvens muito carregadas. No leste do Amazonas, em Rondônia e Roraima, chove a qualquer hora com até forte intensidade. No sul do Pará, há risco de temporal acompanhado de descargas elétricas. Nas demais áreas, o sol aparece e chove á partir da tarde.

Nordeste

Na sexta-feira, o sol aparece em grande parte do Nordeste. No litoral do Nordeste, áreas do Recôncavo Baiano até Fortaleza, a massa de ar seco e quente inibe a formação de nuvens de chuva e o sol brilha o dia todo. Pelo sertão nordestino, no sul da Bahia, norte do Maranhão e do Piauí, chove á partir da tarde em pontos isolados. Nas demais localidades maranhenses e piauienses, o sol aparece sempre entre muitas nuvens e chove a qualquer hora do dia com até forte intensidade em alguns momentos.

No sábado, a massa de ar seco ganha força e inibe a chuva em grande parte da região. No litoral sul da Bahia até Recife e no norte do Maranhão, chove rápido em pontos isolados. No sul do Maranhão e do Piauí, as pancadas ocorrem a qualquer hora do dia. Não dá para descartar a possibilidade de chuva forte em alguns momentos.

No domingo, a maior parte da região terá um dia de muito sol, calor e temperatura alta. No centro-sul do Maranhão, no sul do Piauí e no litoral nordestino, que vai do sul da Bahia até Recife, o calor e alta umidade ajudam a formar nuvens de chuva e as pancadas estão previstas á partir da tarde em pontos isolados. Nas demais áreas, o sol predomina, faz bastante calor e não chove.


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições