Fim do horário de verão: Metrô e CPTM vão funcionar por mais uma hora

Fim do horário de verão: Metrô e CPTM vão funcionar por mais uma hora

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

No próximo sábado, dia 14, com o fim do Horário de Verão, o Metrô e a CPTM - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos prestarão serviço por mais uma hora em todas suas linhas. A EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos também operará com partidas extras.

Como os relógios serão atrasados em uma hora à meia-noite do sábado, as 55 estações metroviárias e as 89 estações da CPTM permanecerão abertas para embarque para atenderem os usuários que estiverem se deslocando nesse período.

Vale lembrar que, de sábado para domingo, a operação já ocorre até a 1 hora de domingo nas linhas 1, 2 e 3, do Metrô e nas seis linhas da CPTM. Mesmo assim, as empresas operarão por mais 60 minutos; ou seja, ainda no Horário de Verão, seria até às 2 horas de domingo. Em decorrência dessa alteração, o funcionamento do sistema metroferroviário contará com um acréscimo no número de viagens.

No Metrô, à meia-noitede sábado, 14, todos os relógios serão atrasados em uma hora e o Metrô prestará serviço por mais 60 minutos em todas as sua linhas. Na Linha 1- Azul, por exemplo, em vez de 712, foram programadas 728 viagens. A Linha 2-Verde terá um acréscimo de 12 viagens, passando de 463 para 475. Os usuários da Linha 3-Vermelha contarão com uma oferta de 873 viagens, 16 amais do que tradicionalmente é programado para a linha aos sábados. Na Linha 5 – Lilás, em vez de 322, os trens em circulação realizarão 328 viagens.

A operação comercial de domingo, dia 15, será reiniciada no horário habitual, ou seja, às 4h40, do novo horário. Na CPTM, também haverá reforço no número de viagens, sendo que cada linha proporcionará três viagens a mais, com exceção da Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), que contará com acréscimo de seis viagens. No dia 15, o horário de abertura das estações será às 4 horas.

Na EMTU, as 600 linhas de ônibus intermunicipais realizarão uma partida a mais, às 24 horas, por conta do atraso dos relógios. O mesmo ocorrerá nas 13 linhas que atendem o Corredor Metropolitano ABD (São Mateus - Jabaquara)

Mutirão para acertar os ponteiros

O término do Horário de Verão mobilizará uma equipe de 28 funcionários do Metrô, CPTM e EMTU/SP para ajustar 1.275 relógios espalhados pelas 55 estações do Metrô e 89 estações da CPTM, além dos nove terminais de ônibus metropolitanos da EMTU/SP. 

No Metrô, são 565 relógios, todos digitais, ainda que alguns apresentem ponteiros. Inicialmente, 10 técnicos desligarão, por trechos, todos os relógios. Depois, dentro de sua área, cada um voltará a ligá-los.

Nas estações da CPTM, 14 técnicos farão o ajuste de 640 relógios. O processo é diferente, pois os acertos serão feitos um a um: começam pelos Centros de Controle Operacional, passam pelas estações e encerram em pátios e oficinas.

Nos nove terminais da EMTU/SP do Corredor Metropolitano ABD e no Terminal Metropolitano de Cotia, quatro técnicos farão os trabalhos de ajuste em 70 relógios.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições