MENU

Fios soltos na rua preocupam pedestres em SP

Fios soltos na rua preocupam pedestres em SP

Atualizado: Segunda-feira, 21 Março de 2011 as 2:24

Um emaranhado de fios soltos preocupa os pedestres que circulam pelas vias de São Paulo. Na Vila Prudente, Zona Leste da capital, a bagunça dos cabos dificulta a identificação: se são da Eletropaulo, Telefônica ou empresas de TV por assinatura. Segundo os moradores, o problema persiste há quase um ano e, mesmo com reclamações, nenhuma providência foi tomada.

Em Pinheiros, na Zona Oeste, os pedestres também se deparam com esse problema. Os cabos se rompem e ficam pendurados no meio da calçada. Uma das soluções encontradas pelos transeuntes foi enrolar os fios em volta dos postes, ou prender em árvores, uma atitude pouco segura.

O engenheiro eletricista e professor da FEI, Reinaldo Lopes, dá algumas orientações. “Você não deve tocar e chamar alguma autoridade para resolver o problema. Para um leigo é difícil saber de onde são esses fios.” Ele diz que puxar o cabo pode dar choques. “É muito perigoso. Ao puxar, desencapa o fio e ele fica vulnerável, podendo tomar um choque.”

Respostas

O maior problema é saber de quem são os fios soltos. A Telefônica e a Net (empresa de TV a cabo) dizem que nenhum cabo solto é delas. A TVA, também de TV a cabo, informa que apenas o fio da Rua Bixira, na Vila Prudente, é seu, e que até o fim da tarde o problema estará solucionado.

A AES Eletropaulo esteve em uma das ruas em Pinheiros e diz que os fios não são dela. A Prefeitura fala que não tem nada a ver com o problema e que a responsabilidade sobre o assunto é das agências reguladoras, que devem fiscalizar as empresas de telefonia e eletricidade.    

veja também