MENU

Fiscais multam quase cem por descarte irregular de entulho em SP

Fiscais multam quase cem por descarte irregular de entulho em SP

Atualizado: Terça-feira, 18 Janeiro de 2011 as 4:18

Fiscais da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras multaram no segundo semestre do ano passado 98 pessoas por crimes ambientais em São Paulo. Em nota divulgada nesta terça-feira (18), a pasta diz que todos foram indiciados por causa do despejo irregular de entulho.

A lei, que existe desde 2005, antes punia os infratores com uma multa de R$ 500. Atualmente, a quantia está fixada em R$12 mil e o infrator ainda responde criminalmente pela infração.

Em parceria com a Guarda Civil Metropolitana, as 31 subprefeituras da cidade realizaram operações ao longo do semestre e identificaram locais recorrentes de despejo irregular. Além dos flagrantes realizados, a mudança na lei, segundo a secretaria, surtiu um efeito educativo, com aumento de 54% na entrega dos dejetos nos ecopontos.

Segundo Ronaldo Camargo, secretário de Coordenação das Subprefeituras, “o aumento da punição e a intensificação das fiscalizações gerou um retorno positivo por meio da população". "Com isso, evitamos que esses objetos acabem no sistema de drenagem da cidade."

Ainda segundo Camargo, outro ponto positivo foi a conscientização, já que “[a população] passou a procurar os ecopontos como uma alternativa legal para se desfazer de materiais”. Os ecopontos fazem parte da campanha de prevenção da Prefeitura, que disponibiliza os locais para que as pessoas se desfaçam de seus entulhos de forma correta. A lista completa dos ecopontos espalhados pela cidade estão no site da Prefeitura .    

veja também