Fiscalização multa vans escolares paradas no meio da rua no Rio

Fiscalização multa vans escolares paradas no meio da rua no Rio

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:56

Na volta às aulas da rede pública de ensino no Rio, nesta segunda-feira (14), houve fiscalização no transporte escolar. Teve van rebocada, sem placas e sem faixa indicativa, além de 11 motoristas multados por ter deixado os veículos no meio da rua. A blitz foi realizada no bairro de São Cristóvão, na Zona Norte do Rio.

Além da documentação, os fiscais verificaram as condições dos veículos que fazem o transporte dos alunos, como o uso do cinto de segurança, que é obrigatório. Também foram vistoriados extintores de incêndio e as condições dos pneus.     São basicamente os mesmos aspectos observados quando esses veículos passam pela vistoria regular na Secretaria municipal de Transportes. No Rio, essa avaliação é obrigatória duas vezes ao ano. A primeira etapa de 2011 começou há pouco mais de um mês.

Poucos veículos vistoriados

As aulas já reiniciaram e, segundo a prefeitura, nos poucos mais de cem veículos cadastrados para fazer esse tipo de transporte na cidade, menos da metade passou pela análise.     Poucos veículos vistoriados

As aulas já reiniciaram e, segundo a prefeitura, nos poucos mais de cem veículos cadastrados para fazer esse tipo de transporte na cidade, menos da metade passou pela análise.

Uma reportagem do Fantástico mostrou os riscos que muitas crianças correm a caminho da escola. Na porta de um colégio particular da Zona Sul do Rio, as vans estavam em perfeita ordem, mas, por dentro, os veículos não tinham extintores e estavam com vistoria vencida desde 2008. Longe dali, uma frota pirata fazia fila para pegar e entregar estudantes.

Na manhã desta segunda, as 11 vans fiscalizadas não apresentaram irregularidades, mas todos os motoristas acabaram multados por deixarem os veículos parados sem ninguém dentro na entrada da escola.

Para os gerentes de fiscalização de transportes do Rio, os pais devem ser os primeiros fiscais dos veículos utilizados pelos filhos. Os pais podem saber se uma van é legalizada no site da Secretaria municipal de Transportes ou obter informações pelo telefone 2599-4728.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições