MENU

Fluxo de caminhões piora poluição em vias de SP

Fluxo de caminhões piora poluição em vias de SP

Atualizado: Quinta-feira, 12 Maio de 2011 as 8:42

  A fumaça que sai dos escapamentos dos caminhões polui muito o ar de São Paulo. A cidade tem 190 mil veículos do tipo circulando por suas ruas por dia. Em 2010, para desafogar o trânsito, a Prefeitura restringiu a circulação dos veículos de carga grandes. Com isso, os pequenos Veículos Urbanos de Carga (VUCs) tomaram conta das ruas, mas eles também poluem.

Uma carreta que transporta dez toneladas tem um motor potente para carregar tudo isso. No caso dos caminhões menores, para transportar a mesma quantidade de carga são necessários dez veículos – e dez motores despejando mais poluição no ar.     “A relação da potência pelo peso dele é muito maior que do caminhão. Não atrapalha o trânsito, mas em compensação, como ele tem um motor muito mais potente para o peso que tem, vai poluir mais”, afirma o professor de engenharia mecânica da Universidade de São Paulo (USP) Francisco Nigro.

A Prefeitura diz que só irá avaliar se houve impacto na poluição nas vias onde os caminhões foram restritos em setembro, quando a medida completar um ano.

Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, a cidade de São Paulo tem em torno de 20 mil caminhões circulando a menos, o que fez a lentidão diminuir em alguns corredores. Na Avenida dos Bandeirantes, de acordo com o órgão, houve redução de 44%. Na Marginal Pinheiros foi de 27%, e na Marginal Tietê, de 9%.        

veja também