Força Nacional de Segurança inicia ocupação em morro da zona sul do Rio

Força Nacional de Segurança inicia ocupação em morro da zona sul do Rio

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:12

A Força Nacional de Segurança Pública (FSN) vai começar a ocupar no final da manhã desta sexta-feira (18) o morro do Santo Amaro, no Catete, na zona sul do Rio de Janeiro.

A presença das tropas na comunidade será por tempo indeterminado e faz parte de um programa de enfrentamento ao crack do governo federal. Ao todo, serão 150 agentes da FSN.

Para preparar a comunidade para a chegada da FSN, as polícias Civil e Militar ocuparam a favela por volta das 5h. No Santo Amaro, funcionaria, uma das 11 das cracolândias identificadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) na cidade do Rio de Janeiro.

Além da Força Nacional, a Prefeitura do Rio também entrará na comunidade, em caráter permanente. Equipes da SMAS promoverão a ocupação social. Três contêineres serão instalados no alto do morro e em um dos acessos à comunidade.

Psicólogos, assistentes sociais e educadores sociais do município trabalharão 24 horas, disponibilizando para os moradores serviços como encaminhamento para tratamento e acompanhamento de dependentes químicos, cadastramento para programas e projetos sociais desenvolvidos pelas três esferas de governo, além de atendimento social para demandas relativas à moradia, saúde, trabalho, educação, dentre outras.

O morro Santo Amaro vem sendo alvo de ações da SMAS desde que a Prefeitura, em parceria com os órgãos de Segurança Pública, começou, há pouco mais de um ano, a realizar ações de combate ao crack. Mais de quatro mil acolhimentos foram feitos, durante esses meses. A escolha do local para sediar o projeto piloto foi feita com apoio da Secretaria de Estado de Segurança, com base em dados de inteligência.

Pioneiro no país, elaborado pelo Ministério da Justiça, pelas secretarias Nacional de Políticas sobre Drogas, de Segurança Pública, pelo Governo do Estado e pela Prefeitura, o projeto prevê uma série de iniciativas para combater o crack e, principalmente, recuperar os dependentes para que possam ser reinseridos na sociedade. 

As forças policiais envolvidas na ocupação foram: o 2º Batalhão da Polícia Militar (Botafogo) e as Delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), de Combate às Drogas (DCOD), da Criança e Adolescente Vítima (DCAV), além da 9ª DP (Catete).  


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições