Fóssil de titanossauro de 70 milhões de anos é retirado de rocha em MG

Fóssil de titanossauro de 70 milhões de anos é retirado de rocha em MG

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:41

Parte do fêmur do maior titanossauro descoberto no Brasil, o Uberaba Titã, foi retirada nesta quarta-feira (25) de uma rocha em Uberaba, no Triângulo Mineiro. O osso, de 70 milhões de anos, foi encontrado em janeiro, mas só pode ser retirado nesta semana por causa do período chuvoso.

A outra metade do fóssil já está em laboratório, ela se desprendeu da rocha durante uma tempestade. A peça inteira vai ter um metro de comprimento. "Nunca tínhamos achado um fêmur inteiro", afirma o paleontólogo Luiz Carlos Ribeiro. Segundo os pesquisadores, cada fóssil encontrado e retirado só reafirma a tese de que a camada de rocha ainda guarda muitas outras descobertas. Em um local de 30 centímetros também  foram encontrados três fósseis de três espécies diferentes. O maior deles, segundo o paleontólogo, pode ser outro fêmur de titanossauro. Já outro fragmento menor é de uma escama de crocodilo ou de algum peixe pré-histórico.

Um dente também localizado no mesmo lugar é de um dinossauro carnívoro, e não é o único. Em outra região, outra presa foi descoberta. “Agora queremos saber onde estão os ossos desse dente de dinossauro carnívoro que muito nos interessa”, disse Ribeiro.

Fósseis de tartaruga também foram encontrados. As novas descobertas chamaram a atenção de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP). Duas funcionárias da universidade foram para Uberaba para acompanhar a expedição.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições