Frente fria no Sul derruba temperatura e provoca geadas

Frente fria no Sul derruba temperatura e provoca geadas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:13

A área de instabilidade que atua sobre o Rio Grande do Sul ainda pode provocar chuva nesta sexta-feira (20), principalmente no Noroeste. Nas demais regiões, o tempo fica parcialmente nublado e com possibilidades de pancadas isoladas a partir do final da tarde e à noite, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nos próximos dias, uma nova onda de ar seco e frio que avança sobre o estado derrubará as temperaturas, que poderão ficar perto de 0ºC.

Com base em dados do Inmet, a especialista da Central de Meteorologia do Grupo RBS Estael Silas explica que os ventos começam a soprar do quadrante Sul, alternando a sensação térmica. Inicialmente sem causar grandes quedas.

Nesta sexta, porém, as máximas ainda ficam em torno dos 28ºC, no Oeste. Em Porto Alegre e na Região Metropolitana, as temperaturas variam entre 19ºC e 27ºC.

A transição deve ocorrer a partir de domingo (22), quando a previsão já é de noite fria, provocando um "amanhecer gelado". A especialista ainda acrescenta que o ar seco favorece formação de geada principalmente entre segunda (23) e quarta (25). As mínimas poderão ficar em torno de 2ºC e 3ºC.

A primeira onda de frio do ano no estado ocorreu no final de março. No dia 27 daquele mês, a mínima foi de 7,8ºC em Santana do Livramento. No dia 28, fez 1,8ºC em Bom Jesus e 2,9ºC em São José dos Ausentes. Já no dia 29, também em Bom Jesus, a geada cobriu os campos e os carros de branco, com mínimas de 2,6ºC.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições