Frota de SP chegará neste mês a 7 milhões de veículos

Frota de SP chegará neste mês a 7 milhões de veículos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:53

A frota paulistana vai atingir neste mês a impressionante marca de 7 milhões de veículos. Segundo dados do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), que recebe informações da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), janeiro já fechou com 6.973.958 de carros, motos, caminhões e ônibus. Os números de fevereiro ainda serão divulgados, mas, seguindo a evolução mensal dos emplacamentos, o último milhão está prestes a ser alcançado.

O mais surpreendente é que, enquanto a cidade demorou oito anos para pular de 5 milhões para 6 milhões - de janeiro de 2000 a 2008 -, os 7 milhões serão batidos em apenas três anos. Com um detalhe: São Paulo tem 17 mil km de vias pavimentadas. Para-choque a para-choque, a frota atual formaria uma fila de 26 mil km de ruas e avenidas, quase duas vezes a distância de São Paulo até Cabul, no Afeganistão. Para efeito de comparação, na década de 1970 a capital registrava 965 mil veículos para número parecido de vias: 14 mil km.     Aílton Brasiliense, presidente da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) e ex-diretor do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), faz um alerta.

- O aumento da frota registra a riqueza da cidade, mas também mostra uma situação burra, um grande erro. Com mais carro e mais trânsito, há um sobrecusto na tarifa do ônibus, há mais poluição, a velocidade média cai. Aí você precisa de mais caminhões para transportar as mercadorias. Vira um círculo vicioso.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições