Fuga de penitenciária de Florianópolis é a maior já registrada em SC

Fuga de penitenciária de Florianópolis é a maior já registrada em SC

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:57

Em uma fuga em massa, 79 detentos fugiram no início da noite desta segunda-feira do Complexo Penitenciário de Florianópolis, no bairro Agronômica. Essa foi a maior fuga já registrada em Santa Catarina. O recorde anterior era de 48 presos. Dezenas de viaturas e policiais foram para o local. Até as 02h06min desta terça-feira, pelo menos 46 haviam sido recapturados.

Com eles foram apreendidas três armas calibre 12 — com bala de borracha — uma calibre 38 e três granadas de luz e som. Um comboio de 10 viaturas levou os detentos de volta para a penitenciária. A maioria foi apreendida no Morro do Horácio, que fica nos arredores do complexo. As buscas continuam também dentro do mangue do Itacorubi. A fuga ocorreu na Central de Triagem, inaugurada no final de dezembro do ano passado. Os detentos teriam rendido um agente prisional com um espeto e fugido pelos fundos da ala.

Na época da inauguração, agentes prisionais chegaram a reclamar que as celas não seriam seguras. O então secretário de Segurança Pública, André Mendes da Silveira, disse que não havia motivos para preocupação. Segundo o coronel Newton Ramlow, comandante do Batalhão de Choque, a fuga não foi planejada com antecedência. — Pelo que apuramos até agora, eles se aproveitaram de uma desatenção do agente penitenciário e fugiram. Poderiam ter escapado mais de cem — afirmou o coronel.

O complexo fica numa área cercada de casas, numa área central na cidade. Houve tensão nas ruas ao redor do prédio. Clientes de um supermercado e de postos de combustíveis nas redondezas se esconderam, com medo de serem feitos reféns. De acordo com a PM, todo o efetivo policial de Florianópolis — inclusive Bombeiros e Polícia Ambiental — trabalha nas buscas, que devem ocorrer durante toda a madrugada.

Uma blitz será montada na ponte, no sentido ilha — continente, para evitar fugas pelo trajeto.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições