Funcionários de Santos são contaminados por mercúrio

Funcionários de Santos são contaminados por mercúrio

Atualizado: Quinta-feira, 10 Fevereiro de 2011 as 1:24

Pelo menos cinco funcionários da rede pública de saúde de Santos, no litoral paulista, foram contaminados por mercúrio, que é um metal pesado que pode causar problemas sérios nos rins e no cérebro. O produto estaria vazando de amalgamadores, aparelhos que misturam produtos químicos para restauração dos dentes.

“Pelo mercúrio ser de alta volatilidade, o que você inala fica retido no seu corpo”, afirmou Braz Antunes, que é presidente da Comissão de Saúde, da Câmara de Santos.

A contaminação só foi descoberta porque uma dentista da prefeitura fez exames a pedido de uma outra empresa onde ela trabalha.

O resultado mostrou que a quantidade de mercúrio no organismo da funcionária estava muito acima do que é considerado normal. Os outros funcionários das unidades básicas de saúde decidiram fazer o exame. Pelo menos cinco deles estão doentes.

A Secretaria de Saúde de Santos disse que tem conhecimento de apenas três funcionários com taxa de mercúrio elevada no sangue. Esses três, de acordo com a secretaria, estão afastados.

A Prefeitura disse ainda que vai analisar a situação de mais cinco servidores que trabalham no mesmo posto de saúde. Além disso, a secretaria disse que vai investigar como aconteceu a contaminação.    

veja também