Fundação Casa afasta funcionários após confronto com internos

Fundação Casa afasta funcionários após confronto com internos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:59

A Fundação Casa de Campinas, no interior de São Paulo, informou nesta quinta-feira (20) que afastou os funcionários que se envolveram em um confronto com adolescentes infratores na terça-feira (18) na unidade San Martin. Um interno de 17 anos ficou gravemente ferido e está internado no Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). De acordo com a assessoria de imprensa do HC, o paciente passou por cirurgia e permanecia sedado nesta quinta.

Em nota enviada nesta quinta, a Fundação Casa informa que os agentes ficarão afastados até que se conclua a investigação. "Se, na fase da sindicância, ficar comprovada a existência de falta funcional, os funcionários serão alvo de processo administrativo. Este processo administrativo pode resultar em penalidades que vão da advertência à demissão por justa causa - esta última aplicada em episódios de maus-tratos contra adolescentes", diz a nota.

Segundo o boletim de ocorrência, a confusão teve início quando internos começaram a fazer barulho dentro das celas, tumultuando um dos pavilhões. Para acalmar a situação, agentes penitenciários pediram silêncio, o que causou revolta entre eles.

Quatro funcionários e cinco internos tiveram escoriações leves. De acordo com a polícia, o adolescente de 17 anos ficou ferido na cabeça após cair no chão.

A Corregedoria da Fundação Casa já instaurou uma sindicância para investigar o caso. O delegado do 7º Distrito Policial de Campinas, Tadeu Brito de Almeida, solicitou o exame de corpo de delito de todos os envolvidos no confronto. Após a chegada dos laudos, ele deve encaminhar o inquérito para a Vara da Infância e da Juventude de Campinas.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições