Garibaldi Alves estreia em ministério após 45 anos de vida pública

Garibaldi Alves estreia em ministério após 45 anos de vida pública

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:04

O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) foi reeleito ao Senado pelo Rio Grande do Norte com mais de um milhão de votos, a maior votação do estado. Alves faz parte de uma das mais tradicionais famílias do estado – é sobrinho do ex-governador Aluisio Alves e primo do líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves, e do ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves.

O pai do senador, Garibaldi Alves, deve fazer companhia ao filho no Senado em 2011. Garibaldi pai é o primeiro suplente da senadora Rosalba Ciarlini (DEM), que foi eleita governadora do Rio Grande do Norte nas eleições de outubro passado.

Formado em direito pela Universidade Federal do estado e jornalista de profissão – ele mantém programa em uma rádio do Rio Grande do Norte –, Garibaldi Alves Filho iniciou na vida pública em 1966, como chefe da Casa Civil da Prefeitura de Natal.

Seu primeiro cargo eletivo foi como deputado estadual, em 1971, função que exerceu por quatro mandatos consecutivos. Foi ainda prefeito da capital potiguar entre 1986 e 1988 e senador eleito para o período de 1991 a 1998. Renunciou em 1994, para assumir o cargo de governador. Reeleito governador em 1998, renunciou ao cargo em 2002, desta vez para voltar ao Senado.

No Legislativo, foi presidente do Senado de 2007 a 2008, em substituição a Renan Calheiros (PMDB-AL), que renunciou ao cargo depois de ter seu nome envolvido em uma série de escândalos.

Garibaldi abriu mão de tentar a reeleição ao cargo em favor da candidatura de José Sarney (PMDB-AP), que acabou eleito e é o atual presidente do Senado.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições