Garoto morre com suspeita de meningite em Várzea Alegre, no Ceará

Garoto morre com suspeita de meningite em Várzea Alegre, no Ceará

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:30

Um menino de 13 anos morreu com suspeita de meningite, na cidade de Iguatu, região Centro Sul do Ceará, na sexta-feira (19). O menino, que morava em Várzea Alegre, também na Região Centro Sul, foi internado na última terça-feira (16), com fortes dores na cabeça, febre alta, sintomas da doença.

De acordo com o secretário de Saúde de Várzea Alegre, Fernando Fernandes, o município já considera a possibilidade de meningite, mesmo sem a confirmação laboratorial. “Todos os sintomas são de meningite, só não sabemos se é a do tipo bacteriana ou viral”. Fernandes também já garantiu a aplicação de remédios que combatem bactérias tanto na escola em que o menino estudava como também no hospital onde ele foi atendido.

Ainda de acordo com a secretaria de saúde do município, o último registro da doença foi em 2009, quando duas adolescentes e um rapaz de 33 anos foram internados com os mesmos sintomas. O rapaz morreu. A secretaria da Saúde do Ceará já registrou 36 casos da doença só em 2011, com 11 óbitos.

Doença

A doença é uma inflamação das membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal, conhecida como meninges. Há dois tipos da doença, viral ou bacteriana. No caso de viral, os sintomas se assemelham ao de uma gripe. A bacteriana é mais perigosa, e contagiosa. A transmissão da doença pode acontecer por meio da saliva da pessoa doente.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições