MENU

Gás metano preocupa moradores vizinhos ao Shopping Center Norte

Gás metano preocupa moradores vizinhos ao Shopping Center Norte

Atualizado: Quinta-feira, 6 Outubro de 2011 as 12:07

Vizinhos do Shopping Center Norte, na Zona Norte de São Paulo, os moradores do Cingapura Zaki Narchi estão preocupados com o gás metano acumulado no subsolo. O conjunto habitacional fica ao lado do centro de compras e também faz parte da área contaminada. Só nos primeiros andares vivem 140 famílias, mas não houve interdição no prédio.   A preocupação maior é com os moradores que vivem em apartamentos no térreo. Alguns dizem que receberam a visita de técnicos da Cetesb, que houveram medições, mas que os profissionais saíram sem falar nada. Uma das moradoras diz que a mãe sente o cheiro do gás. Ela e a filha estão com medo de ficar no complexo, mas dizem que não há outra opção.   O Ministério Público quer que a Prefeitura de São Paulo apresente ainda nesta quinta-feira (6) documentos que comprovem que medidas de segurança serão adotadas no Cingapura. Nesta quarta (5), numa reunião com representantes da Secretaria Municipal de Habitação e da Cetesb, ficou acertado que a secretaria deverá fiscalizar diariamente os 140 apartamentos que ficam nos primeiros andares e iniciar a construção de dutos para eliminar o gás metano do solo.

Se isso não for feito, a promotoria pode entrar com uma ação pedindo a retirada dos moradores. “A principal preocupação do MP neste momento é afastar o risco de explosão. Processos de contaminação são processos que demoram anos, difícil descontaminar uma área. Nós vamos prosseguir e ver se houve omissão, se é preciso indenizar. A Prefeitura tem agido de forma eficaz em relação ao shopping que eu imagino que nós podemos dar um crédito que em 24 horas ela realmente vai agir de forma ativa”, explicou a promotora Cláudia Cecília Fedeli.

Esse prazo de 24 horas dado à Prefeitura termina na tarde desta quinta. A Secretaria de Habitação disse que entregará o relatório até as 17h. O órgão disse ainda que monitora diariamente o Cingapura Zaki Narchi desde 2009 e que nunca encontrou gás nos apartamentos. Além disso, drenos estão sendo instalados para a retirada do gás do subsolo.

Plano de evacuação

A Secretaria de Habitação da Prefeitura de São Paulo elaborava na manhã desta quinta-feira planos de evacuação e de comunicação em caso de emergência para o Conjunto Habitacional Zaki Narchi, na Zona Norte. Os dados devem integrar o relatório exigido pela promotora do Meio Ambiente Claudia Cecília Fedeli.

Segundo nota divulgada Cetesb na sexta-feira (30), o risco não é iminente. A Prefeitura afirma que já foi notificada pelo MPE em 2009 e, desde então, tem feito obras de drenagem do gás. “Existe, de fato, um risco potencial que precisa ser eliminado”, diz a Cetesb.

Nesta quarta, o Shopping Center Norte amanheceu fechado atendendo à determinação da Justiça que cassou na terça-feira (4) a liminar que mantinha o centro comercial em atividade. O Lar Center e o Carrefour, que ficam na área do shopping, também não funcionaram.          

veja também