Gênio incansável, cineasta Woody Allen completa 75 anos

Gênio incansável, cineasta Woody Allen completa 75 anos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:05

 Woody Allen, o gênio incansável, completa na quarta-feira (1º) 75 anos, em uma etapa de sua filmografia na qual parece ter deixado para trás o brilho de épocas passadas, embora mantenha a mordacidade que sempre o distinguiu e a capacidade para atrair as grandes estrelas da indústria.

Mede apenas 1,65m, mas já se sabe que as grandes essências estão nos menores frascos. Tem três Oscars - prêmios que despreza e dos quais se refugia tocando clarinete em algum local -, dois deles por "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa" (1977), por melhor diretor e melhor roteiro original, e outro pelo roteiro de "Hannah e Suas Irmãs" (1986).

Além disso, foi candidato a melhor ator por "Noiva Neurótico, Noiva Nervosa", e a melhor diretor por "Interiores" (1978), "Broadway Danny Rose" (1984), "Hannah e Suas Irmãs" (1986), "Crimes e Pecados" (1989) e "Tiros na Broadway" (1994).

No entanto, seu maior poder de atração para a Academia de Hollywood está em seus textos, como demonstram as indicações a melhor roteiro original por "Interiores", "Manhattan" (1979), "Broadway Danny Rose", "A Rosa Púrpura do Cairo" (1985), "A Era do Rádio" (1987), "Crimes e Pecados", "Simplesmente Alice" (1990), "Maridos e Esposas" (1992), "Tiros na Broadway", "Poderosa Afrodite" (1995), "Desconstruindo Harry" (1997) e "Ponto Final" (2005).

Allen, nascido Allan Stewart Konigsberg, é um cineasta pontual em sua reunião com os espectadores, a quem oferece seus pensamentos e fantasias sobre a morte, o sexo, a frustração e as relações pessoais.

Oferece um filme a cada ano desde 1977, e embora a crítica especializada assinale que passou a última década filmando títulos menores com baixa arrecadação (casos de "O Sonho de Cassandra", "Todo Pode Dar Certo" e "Você Vai Encontrar o Homem dos Seus Sonhos"), também é certo que seu prestígio entre as estrelas de Hollywood segue intacto.

Inclusive sua próxima estreia, "Midnight in Paris", conta com a primeira-dama francesa, Carla Bruni.

Ao longo de sua carreira conseguiu que vários atores dessem o melhor de si mesmos, e pelos seus filmes 15 atores foram indicados ao Oscar: Michael Caine, Penélope Cruz, Judy Davis, Mariel Hemingway, Diane Keaton, Martin Landau, Samantha Morton, Geraldine Page, Chazz Palminteri, Sean Penn, Maureen Stapleton, Jennifer Tilly, Mira Sorvino e Dianne Wiest, além do próprio.

Caine ("Hannah e Suas Irmãs"), Penélope Cruz ("Vicky Cristina Barcelona", 2009), Diane Keaton ("Noivo Neurótico, Noiva Nervosa"), Mira Sorvino ("Poderosa Afrodite") e Dianne Wiest ("Tiros na Broadway") levaram a estatueta dourada.

Allen, mestre em criar personagens femininos inesquecíveis - geralmente ligados à classe burguesa -, de se psicoanalisar na tela e de criar diálogos penetrantes, recitados na ficção na mesma endiabrada velocidade com que falam os nova-iorquinos, não foi alheio à polêmica em sua vida pessoal.

Esteve casado com Harlene Rosen de 1956 a 1962 e com Louise Lasser de 1966 a 1970. Finalmente se casou com Soon-Yi, filha adotiva de Mia Farrow, par do cineasta durante mais de uma década e com a qual adotou duas filhas.

Para o futuro, Allen não é modesto. Pretende manter seu ritmo de trabalho e considera que sua grande obra ainda está por vir. "Eu gostaria de fazer um grande filme", disse à imprensa após a estreia de sua última produção, "Você Vai Encontrar o Homem dos Seus Sonhos". "Fiz muitos filmes. Acho que alguns bons filmes, mas nunca senti que tenha feito um genial", acrescentou, em referência a obras como "Às Portas do Inferno", "Ladrão de Bicicleta", "Oito e Meio" e "A Grande Ilusão", consideradas por ele as melhores do cinema.

"Se tiver sorte e trabalhar o suficiente, talvez uma se transforme em algo magnífico, mas até agora não aconteceu", concluiu.

Visto o visto, Allen seguirá tentando. Ano após ano. Incansável.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições