MENU

Gianecchini deve receber alta do hospital na próxima sexta

Gianecchini deve receber alta do hospital na próxima sexta

Atualizado: Quarta-feira, 24 Agosto de 2011 as 1:41

O ator Reynaldo Gianecchini, 38, deve ter alta do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na próxima sexta-feira (26), segundo seu médico Raul Cutait. Ele está internado para tratamento do linfoma não Hodgkin (variante de câncer que afeta as células do sistema linfático) diagnosticado há mais de uma semana.

O inicio da quimioterapia começou na última segunda-feira (22), com atraso de cinco dias em razão de um sangramento ocorrido no momento de implantar um cateter venoso central (tubo plástico usado para aplicar o medicamento) na veia subclávia do ator.

CASO RARO Cutait afirma que a intercorrência não é comum, mas pode ocorrer em até 5% dos procedimentos, de acordo com a literatura médica.

"Passo cateter todos os dias em pacientes com câncer e, em toda minha carreira, só tive dois casos [de sangramento]. Um há 39 anos e esse outro agora."

Segundo o médico, Gianecchini tem uma anatomia que desfavorece o cateter descer direito pela veia --a sonda pode ter "raspado" a veia.

Outra possibilidade é que a complicação tenha ocorrido por distúrbios da coagulação do sangue. Pacientes com linfoma podem ter esse tipo de alteração no organismo, o que os tornam mais vulneráveis a sangramentos como o que acabou afetando Gianecchini.

Além de Cutait, o ator é acompanhado pelos médicos David Uip, infectologista, e Yana Novis, hematologista.          

veja também