Gilmar Mendes concede liberdade a Marcos Valério, que deixará prisão após 95 dias

Gilmar Mendes concede liberdade a Marcos Valério, que deixará prisão após 95 dias

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Gilmar Mendes concede liberdade a Marcos Valério, que deixará prisão após 95 dias

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, decidiu na noite desta quarta-feira, dia 14 de janeiro, estender ao empresário Marcos Valério de Souza os habeas corpus concedidos na última segunda-feira, dia 12 de janeiro, em favor de investigados que também foram presos preventivamente em outubro de 2008 na Operação Avalanche, da Polícia Federal (PF).

Valério irá deixar a penitenciária de Tremembé, no interior paulista, após passar 95 dias preso sob a acusação de ter articulado uma tentativa de livrar a Cervejaria Petropólis de fiscalização da Receita Estadual de São Paulo. O empresário teria "encomendado" um inquérito policial falso para prejudicar dois fiscais da Fazenda paulista. A cervejaria tinha sido autuada em mais de R$ 104 milhões por sonegação de impostos.

Mendes ressaltou em sua decisão que a prisão preventiva de Valério se fundamentou em " vagos termos". Segundo o ministro, não há provas suficientes para tornar imprescindível a restrição de liberdade.

Também foram beneficiados pela extensão do habeas corpus o advogado Rogério Lanza Tolentino e o agente da PF Daniel Ruiz Balde, suposto colaborador do grupo acusado de praticar extorsão, fraude fiscal e espionagem.

Valério ganhou notoriedade nacional em 2005, quando foi apontado como o mentor do esquema do Mensalão, que consistia no suposto desvio de recursos públicos para pagamento de propina a parlamentares. Uma ação penal referente a este esquema está em andamento no STF.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições