Globo tem pior audiência da história em São Paulo

Globo tem pior audiência da história em São Paulo

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

Maio ficará marcado na memória da Rede Globo. O motivo é o fato de a emissora ter registrado no mês a pior audiência da sua história na Grande São Paulo, uma das principais praças televisivas do país. De acordo com o colunista do UOL, Ricardo Feltrin, no horário entre 7h e 0h, a média de pontos no Ibope foi de 16,3.

O registro do mês ficou meio ponto abaixo do apresentada em abril e bem distante dos 18,3 de setembro de 2009. A marcação do Ibope leva em conta que cada ponto equivale a cerca de 60 mil casas na Grande São Paulo.

Segundo Feltrin, os horários mais preocupantes para a emissora seriam o matutino, quando a Globo sofre forte concorrência de Record e SBT, e a faixa do horário nobre. O horário foi prejudicado recentemente com a última novela da emissora, Viver a Vida, que terminou com média de 38 pontos durante toda a exibição. A produção, inclusive, chegou a irritar a direção do Big Brother Brasil 10 que, prejudicado pela fraca audiência da novela, vinha marcando não mais que 30 pontos.

Mas apesar do fraco resultado, a novela teve recorde de merchandising e gerou faturamento de R$ 70 milhões para a emissora. De 14 de setembro de 2009 (estreia) até o final, Viver a Vida teve 112 ações, quase um merchandising por capítulo.

Pior da década e queda geral

A Globo já tinha amargurado a pior audiência da década em abril, cuja média diária foi de 16,8 pontos. A melhor marca da década veio em 2004, quando registrou 21,7 pontos – que serviriam de estímulo para alcançar os tão sonhados 22 pontos. Antes, a emissora vinha crescendo significativamente: em 2000, a média foi de 20 pontos; em 2002 subiu para 20,3 e, em 2003, para 21 pontos.

Porém, a descida começou mesmo a partir de 2007, quando a média diária da Globo ficou nos 18,7 pontos, passando para 17,4 em 2008 e 2009 – que a emissora ainda espera bater neste ano.

Mas, além da Globo, outras emissoras também têm diminuído sua média de audiência na região, descontando a Record, que registra 7,4 pontos há dois meses e oscila entre 7,2 e 7,5 desde fevereiro.

No ranking geral, a Globo vem seguida por Record, SBT (com 5,1 pontos), Band (2,4) e RedeTV! (1,4).

O Adnews procurou a assessoria da emissora para comentar os resultados, mas não obteve resposta.

Com informações de Ricardo Feltrin, UOL Redação Adnews

Postado por Cristiano Bitencourt

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições