MENU

Globo tem pior audiência da história em São Paulo

Globo tem pior audiência da história em São Paulo

Atualizado: Quarta-feira, 9 Junho de 2010 as 9:21

Maio ficará marcado na memória da Rede Globo. O motivo é o fato de a emissora ter registrado no mês a pior audiência da sua história na Grande São Paulo, uma das principais praças televisivas do país. De acordo com o colunista do UOL, Ricardo Feltrin, no horário entre 7h e 0h, a média de pontos no Ibope foi de 16,3.

O registro do mês ficou meio ponto abaixo do apresentada em abril e bem distante dos 18,3 de setembro de 2009. A marcação do Ibope leva em conta que cada ponto equivale a cerca de 60 mil casas na Grande São Paulo.

Segundo Feltrin, os horários mais preocupantes para a emissora seriam o matutino, quando a Globo sofre forte concorrência de Record e SBT, e a faixa do horário nobre. O horário foi prejudicado recentemente com a última novela da emissora, Viver a Vida, que terminou com média de 38 pontos durante toda a exibição. A produção, inclusive, chegou a irritar a direção do Big Brother Brasil 10 que, prejudicado pela fraca audiência da novela, vinha marcando não mais que 30 pontos.

Mas apesar do fraco resultado, a novela teve recorde de merchandising e gerou faturamento de R$ 70 milhões para a emissora. De 14 de setembro de 2009 (estreia) até o final, Viver a Vida teve 112 ações, quase um merchandising por capítulo.

Pior da década e queda geral

A Globo já tinha amargurado a pior audiência da década em abril, cuja média diária foi de 16,8 pontos. A melhor marca da década veio em 2004, quando registrou 21,7 pontos – que serviriam de estímulo para alcançar os tão sonhados 22 pontos. Antes, a emissora vinha crescendo significativamente: em 2000, a média foi de 20 pontos; em 2002 subiu para 20,3 e, em 2003, para 21 pontos.

Porém, a descida começou mesmo a partir de 2007, quando a média diária da Globo ficou nos 18,7 pontos, passando para 17,4 em 2008 e 2009 – que a emissora ainda espera bater neste ano.

Mas, além da Globo, outras emissoras também têm diminuído sua média de audiência na região, descontando a Record, que registra 7,4 pontos há dois meses e oscila entre 7,2 e 7,5 desde fevereiro.

No ranking geral, a Globo vem seguida por Record, SBT (com 5,1 pontos), Band (2,4) e RedeTV! (1,4).

O Adnews procurou a assessoria da emissora para comentar os resultados, mas não obteve resposta.

Com informações de Ricardo Feltrin, UOL Redação Adnews

Postado por Cristiano Bitencourt

veja também