Golfinho encalha no litoral de SP e recebe cuidados no Guarujá

Golfinho encalha no litoral de SP e recebe cuidados no Guarujá

Atualizado: Terça-feira, 22 Fevereiro de 2011 as 1:28

Um golfinho que encalhou em Bertioga, no litoral de São Paulo, na sexta-feira (18), passou por um exame de ultrassom nesta segunda-feira (21). O animal está no Centro de Reabilitação de Animais Marinhos na Ilha dos Arvoredos, no Guarujá, a 86 km da capital paulista. A avaliação mostrou que os órgãos internos estão em condições normais.

O exame mostrou que tanto a região abdominal quanto os pulmões do animal não apresentaram anormalidades, mas foi percebida uma perda na camada de gordura, que será revertida com dieta reforçada. Outros exames serão feitos para investigar a instabilidade do golfinho ao nadar.

Encalhado

O mamífero, que encalhou na praia na sexta-feira (18), possui 2,25 metros e pesa cerca de 85 quilos. Desde que chegou à ilha, o animal tem sido monitorado 24 horas por biólogos, veterinários e voluntários, que o mantém com flutuadores para evitar que fique instável dentro d'água.

Embora essa espécie viva no Oceano Atlântico, do Sul do Brasil até o Caribe, a aparição desse golfinho em regiões costeiras é rara.    

veja também