Governador lança Operação Roraima Verde

Governador lança Operação Roraima Verde

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:27

Foi lançada semana passada, pelo governador Anchieta, a operação Roraima Verde, que tem como principal foco a prevenção de incêndios florestais, devido à forte estiagem no Estado. A ação conjunta envolve diversos órgãos federais e estaduais, como o Ibama, Instituto Chico Mendes, Femact, Corpo de Bombeiros Militares do Distrito Federal e do Rio de Janeiro, Iteraima, entre outros, sob a coordenação geral da Defesa Civil estadual.

Durante o lançamento, o governador Anchieta assinou os decretos que homologam situação de emergência nos município de Amajarí, Iracema, Paracaima e Mucajaí. Com a operação Roraima Verde foi criado o Centro Integrado multi-agências de Coordenação Operacional (Ciman). De acordo o coronel Paulo Sérgio, coordenador geral da operação todos os esforços serão concentrados em único centro de gerenciamento.

"Dessa forma você pode pontecializar as ações onde estão todos os atores discutindo tecnicamente e tomando as decisões mais adequadas, as instituições não estarão trabalhadas isoladamente", explicou.

Para a operação, o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal e do Rio de Janeiro disponibilizaram duas aeronaves para ajudar no combate aos incêndios e monitoramento dos focos de queimadas. Cerca de 120 homens estarão envolvidos nas atividades de controle de queimadas, construção de bebedouros, poços artesianos e distribuição de água potável.

O governador Anchieta destacou que desde ano passado o governo estadual vem executando diversas ações se antecipando a estiagem prevista. "Isso é uma demonstração que nos antecipamos e estamos preparados para lutar contra esse problema e já estamos chegando na ponta em todos os municípios de forma célere para amenizar o sofrimento da nossa população.

O Ministério da Integração Nacional irá destinar R$10,5 milhões que serão usados para a conclusão de sete mil cacimbões, nove casas para grupos geradores, 47 construções de castelos d’água de 20 mil litros e três de cinco mil litros, além da perfuração de 50 poços.

Ainda está previsto o envio de mais de R$16 milhões em ação direta que será utilizado desde o fornecimento de combustível, locação de helicópteros, água e a doação de 103 mil cestas básicas para os municípios em situação de emergência.

Por: Hanna Gonçalves

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições