MENU

Governo anuncia área do 1º leilão do pré-sal

Governo anuncia área do 1º leilão do pré-sal

Atualizado: Segunda-feira, 13 Setembro de 2010 as 2:07

O governo planeja começar a licitação das áreas do pré-sal com um bloco exploratório tão grande ou maior que Tupi. Trata-se do campo de Libra com expectativa de guardar reservas de cerca de 8 bilhões de barris de petróleo ( Tupi possui de 5 a 8 bilhões).

O anúncio foi feito nesta segunda-feira pelo secretário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, Marco Antonio Mrtains Almeida, na Rio Oil and Gas 2010, a maior feira do setor na América Latina.

O primeiro leilão de petróleo do pré-sal, segundo o executivo, deve ocorrer no primeiro semestre de 2011, já sob o regime de partilha.

No mesmo prazo, o governo planeja realizar a 11ª licitação de áreas exploratórias sob o regime de concessão. Esta modalidade, que vinha ocorrendo anualmente desde 1999, depois da Lei do Petróleo, foi interrompida para aguardar a definição do novo marco regulatório do setor.

O novo marco abrange o petróleo localizadao abaixo da camada de sal. Já o antigo regime continua valendo para áreas fora do pré-sal.

veja também