Governo de Mato Grosso afirma que desmatamento voltou a nível 'normal'

Governo de Mato Grosso afirma que desmatamento voltou a nível 'normal'

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:41

Caminhões apreendidos nesta sexta-feira (27) em Sinop com cargas de madeira irregular.  (Foto: Divulgação/ Polícia Rodoviária Federal)

  A Secretaria do Meio Ambiente de Mato Grosso divulgou nesta sexta-feira (27) uma nota afirmando que o desmatamento no estado retornou aos patamares considerados “normais” após as medidas de fiscalização tomadas devido à identificação, por meio de imagens de satélite,  de uma disparada na devastação .

O secretário de Meio Ambiente do estado, Alexander Torres Maia, esteve nesta quinta-feira em Brasília para participar do gabinete de crise instalado pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, para combater o desmatamento ilegal na Amazônia.

“Fizemos uma análise dos primeiros 15 dias de maio e a situação de desmatamento voltou a ficar sob controle. Se não estivéssemos adotando uma série de ações preventivas, a situação poderia ser catastrófica”, disse Maia, segundo a nota de sua secretaria.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou no dia 18 o relatório de seu sistema de monitoramento de desmatamento em tempo real da Amazônia Legal (Deter) para março e abril, confirmando uma disparada da devastação em Mato Grosso . No mesmo dia, o Ministério do Meio Ambiente anunciou a instalação de um gabinete de crise para combater o problema.

Ao todo, o estado teve 480,3 km² dos 593,0 km² de desmatamento detectados no período na região, o que equivale a 80%. Somente em abril, foram registrados 405,5 km² de polígonos de devastação em território mato-grossense.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições