Governo do DF anuncia internet gratuita na área central de Brasília

Governo do DF anuncia internet gratuita na área central de Brasília

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:27

O governo do Distrito Federal anunciou nesta sexta-feira (16) a liberação de acesso gratuito de banda larga na região do Estádio Nacional de Brasília, Parque da Cidade e Rodoviária do Plano Piloto.

Durante o anúncio, o secretário da Secretaria de Ciência e Tecnologia do DF, Gastão Ramos, afirmou que há um projeto para implantar internet gratuita em três regiões administrativas do DF, mas que o anúncio deve ser anunciado em breve pelo governador do DF, Agnelo Queiroz.

“Nós temos projetos para três cidades que já estão prontos e que nós estamos em fase de licitação para poder começar a implantação”, explicou.

De acordo com o secretário, o GDF não precisou direcionar verbas para implantar o sistema de internet anunciado nesta sexta porque houve um termo de cooperação técnica com a Telebrás. Mas para implantar o sistema em todo o DF, de forma gradativa, o governo prevê utilizar uma verba de cerca de R$ 80 milhões.

O objetivo do governo é disponibilizar a internet em banda larga gratuita em áreas públicas da área urbana e rural em um prazo de 18 a 24 meses. Ramos afirmou que até a Copa do Mundo a cobertura estará pronta.

O secretário explicou que a internet gratuita fornecida em pontos públicos do DF está servindo para que o governo teste a velocidade, a abrangência das antenas e dos rádios. O secretário também disse que o governo trabalha com a Infovia, para que a internet chegue a todas as residências do DF, mas afirmou que esse modelo será pago pelos consumidores.

“Ninguém está entrando no mercado de ninguém. No entanto, existem locais que a população precisa ter [internet] e nesses locais o governo tem que chegar. Então o governo, mesmo que subsidie para poder chegar às residências, tem obrigação de localmente colocar essa internet gratuita", afirmou Ramos.

Para dar continuidade aos processos de implantação da rede de internet no DF, Agnelo deve receber, nesta sexta-feira, o secretário geral da União Internacional de Telecomunicações (UIT), Hamadoun Touré. De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia, a previsão é que eles se reúnam e visitem Samambaia, para que Touré conheça o ponto de inclusão digital da cidade.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições