Governo fará mutirão para recuperar registros de vítimas de enchentes

Governo fará mutirão para recuperar registros de vítimas de enchentes

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:23

O governo federal anunciou nesta quinta-feira (1) que vai realizar um mutirão nos cartórios de Alagoas e Pernambuco, coordenado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos, para recuperar os documentos de identificação das vítimas das enchentes nos dois estados. A perda de registros em decorrência da tragédia dificulta a execução do pagamento antecipado de benefícios da Previdência Social e a liberação do Fundo de Garantira por Tempo de Serviço (FGTS).

Outro problema considerado emergencial pelo governo, de acordo com o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), é a a restauração da telefonia fixa, que, além de impedir a comunicação, dificulta o pagamento em agências bancárias. Na próxima semana, o ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, vai visitar Alagoas e Pernambuco para monitorar o pagamento antecipado dos benefícios previdenciários nos municípios atingidos.

Na última segunda-feira (28) Gabas, anunciou o pagamento antecipado de uma parcela dos benefícios da Previdência às vítimas das enchentes. Cerca de 100 mil pessoas devem ser beneficiadas pela medida. Segundo o ministro, o valor antecipado será descontado em 24 parcelas.

Entre pagamentos de aposentadoria rurais, urbanas ou especiais, penses e outros benefcios, as liberaes somaro, de acordo com o ministro, R$ 50 milhes. Durante a visita aos dois estados atingidos pelas chuvas, Gabas e representantes de outros ministérios se reunirão com os governadores de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e de Alagoas, Teotônio Vilela Junior (PSDB). Eles farão um sobrevoo na região.

Até esta quinta-feira, de acordo com a Defesa Civil, 57 pessoas morreram por causa da chuva, nos dois estados. Mais de 157 mil tiveram que deixar suas casas e 95 municípios registraram prejuízos.

Por Nathalia Passarinho

Fonte|: G1

Postado por João Neto

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições