Governo federal doa mais 54 veículos ao Rio de Janeiro para combate à dengue

Governo federal doa mais 54 veículos ao Rio de Janeiro para combate à dengue

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:03

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) doou hoje (20) 54 veículos modelo picape para serem usados no combate à dengue, pela prefeitura do Rio de Janeiro e pelo governo fluminense. Os carros fazem parte de uma frota de mais de 400 veículos que haviam sido emprestados ao governo do estado e a prefeituras fluminenses entre 2002 e 2004, mas que estavam sem condições de uso por falta de manutenção e por problemas com multas e documentação. Os veículos doados hoje se juntam a outros 66 que já haviam sido recuperados dessa frota e cedidos à prefeitura no ano passado. A intenção é entregar ao governo do Rio mais 70 carros recuperados até fevereiro de 2011.

Segundo o presidente da Funasa, Faustino Lins, a doação é uma alternativa melhor do que o empréstimo, porque transfere a propriedade dos veículos à prefeitura e ao estado, junto com a responsabilidade pela manutenção.

Quando os veículos estavam apenas emprestados, o governo federal mantinha a propriedade das picapes, mas não tinha condições de fiscalizar a manutenção e o pagamento das multas, que eram de responsabilidade do estado e das prefeituras.

“A administração disso ficava meio difícil, porque estava com o estado e com o município, mas o governo federal, de longe, não tinha como fazer o acompanhamento. Além da falta de manutenção, havia a questão de multas e de IPVA que não eram pagos. Isso fazia com que os veículos permanecessem parados”, disse.

De acordo com Faustino Lins, a doação dos carros também amplia a frota dos governos locais justamente no verão, momento em que aumenta o risco de epidemias de dengue e que, por isso, amplia-se a necessidade de movimentação dos agentes de saúde. O Rio de Janeiro é considerado pelo Ministério da Saúde como um estado de alto risco para epidemia de dengue neste verão.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições