Governo impõe barreira à importação de carros

Governo impõe barreira à importação de carros

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:43

SÃO PAULO - O governo brasileiro decidiu impor barreiras às importações de automóveis de qualquer parte do mundo. A partir desta quinta-feira, 12, carros prontos e autopeças estarão sujeitos a licenciamento não automático para entrar no País, segundo apurou o Estado com fontes do setor privado.

A preocupação do Brasil é com o crescimento das importações de automóveis este ano. Entre abril de 2011 e abril de 2010, a média diária de importações de automóveis cresceu 55,7%. No acumulado entre janeiro e abril deste ano, comparado com o mesmo período de 2010, a alta foi de 80,3%.

A medida atinge principalmente Argentina, México e Coreia do Sul, os principais fornecedores de carros importados pelo Brasil. A barreira não foi criada como uma retaliação à Argentina, país vizinho e sócio do Mercosul. No entanto, será motivo de preocupação para o governo da presidente Cristina Kirchner, uma vez que 39% das exportações argentinas para o Brasil são do setor automotivo.

Na fronteira entre Brasil e Argentina, já estão parados 67 caminhões com carros e autopeças. Procurado, o Ministério do Desenvolvimento ainda não confirmou oficialmente a medida.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições