Grande SP tem quase um caixa eletrônico assaltado por dia

Grande SP tem quase um caixa eletrônico assaltado por dia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:44

Caixa é destruído em SP (Foto: Reprodução/TV Globo)

  A Grande São Paulo registra desde o começo do ano 122 casos de caixas eletrônicos atacados por ladrões, o que significa quase um por dia. Só na capital paulista houve 69 crimes desse tipo. No interior, foram 53. O levantamento, obtido pela reportagem, mostra que em uma em cada quatro ocorrências os criminosos usaram explosivos. Com medo, pequenas empresas já têm pedido aos bancos para desativar esses equipamentos.     Os dados mostram também que os casos têm crescido mês a mês. Em janeiro, na capital paulista, foram registrados seis casos. No mês seguinte, foram 17; em março, 19; em abril, 20. Nos primeiros 11 dias de maio houve sete ataques. No interior, também houve crescimento: 10 em janeiro, 29 em fevereiro, 30 em março, 40 em abril e 13 neste mês - até 11 de maio.

Os bancos são o principal alvo dos criminosos, de acordo com o levantamento: 54 dos 122 casos foram ataques a agências bancárias. Depois, aparecem os mercados (24), postos de gasolina (14), interior de empresas (12), entre outros locais.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública, a PM tem feito operações em regiões onde há concentração de estabelecimentos com caixas eletrônicos. As rondas têm ocorrido de madrugada, com bloqueios policiais e abordagens de veículos. Em nota, a Federação Brasileira dos Bancos (Febrabran) diz que o setor investiu em equipamentos "robustos", com "elevado grau de resistência", com o objetivo de aumentar a segurança.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições