MENU

Greve de ônibus continua nesta sexta-feira no ABC

Greve de ônibus continua nesta sexta-feira no ABC

Atualizado: Sexta-feira, 3 Junho de 2011 as 8:07

      A greve dos motoristas de ônibus no ABC vai continuar nesta sexta-feira (3). De acordo com o Sindicato dos Rodoviários do Grande ABC, os rumos da paralisação serão tomados em nova assembleia sexta, às 9h, na sede do sindicato, em Santo André.

Nesta quinta-feira (2), os trabalhadores fizeram uma rápida assembleia. No começo da tarde, os sindicalistas começaram uma reunião no TRT (Tribunal Regional do Trabalho), que acabou sem acordo. De acordo com a assessoria de imprensa do TRT, a desembargadora Sonia Maria Franzini, vice-presidente judicial do TRT da 2ª Região, determinou que seja mantida 80% da frota em funcionamento em todo o período, e não somente em horários de pico.

Em caso de descumprimento da liminar, o sindicato pode ser multado, por dia, em R$ 200 mil. Este é o terceiro dia de greve dos motoristas e cobradores de ônibus municipais e intermunicipais. Na quarta-feira (1º), a categoria decidiu em assembleia permanecer com a paralisação.

A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos)  estava fiscalizando na manhã desta quinta-feira os terminais para verificar quais estão descumprindo a decisão judicial. A empresa disse que cerca de 70% das linhas intermunicipais que servem sete cidades da região do ABC ficaram paradas. Cerca de 200 mil usuários foram prejudicados.

Das 19 linhas que operam em toda a região, 13 delas ficaram totalmente paradas, três operavam normalmente e três parcialmente. As cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra são afetadas.

Na manhã desta quinta-feira, os paulistanos também encontraram todas as linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) paralisadas por causa da greve dos funcionários. No fim da tarde, porém, os funcionários votaram pelo fim da greve.          

veja também