MENU

Greve de ônibus entra no segundo dia na Grande SP

Greve de ônibus entra no segundo dia na Grande SP

Atualizado: Quinta-feira, 20 Maio de 2010 as 9:17

Moradores de Guarulhos e Arujá, na Grande São Paulo, enfrentarão nesta quinta-feira (20) o segundo dia de greve de motoristas e cobradores de ônibus na cidade. Cerca de 1,3 milhão de pessoas estão sem transporte.

A Justiça concedeu uma liminar às empresas de ônibus de Guarulhos determinando os grevistas a colocar pelo menos 30% da frota em circulação nesta quinta para diminuir o desconforto da população, mas a greve iniciada na madrugada de quarta-feira (19) continua.

Trabalhadores passaram a madrugada concentrados na garagem da Viação Vila Galvão, uma das maiores da cidade. Um representante do sindicato faz a contagem dos ônibus que saem por causa da determinação.

Na quarta, houve uma reunião dos grevistas com os donos das empresas, que terminou sem acordo. Os trabalhadores pedem um reajuste salarial de 14,1%, além de outros benefícios, como aumento do vale-refeição e fim da dupla função. As empresas oferecem 5,5%.

Por causa da greve, a Secretaria de Transportes e Trânsito de Guarulhos autorizou as lotações regularizadas da cidade a operarem durante todo o dia, sem restrição de horários. Além disso, táxis comuns poderão levar passageiros pelo sistema de lotação.

No primeiro dia do movimento, dos mais de 1.100 ônibus que circulam em Guarulhos, apenas 80 foram para as ruas. As vans não davam conta de atender tanta gente. A chuva aumentou ainda mais a dificuldade de locomoção. Durante todo o dia, passageiros enfrentaram muita espera para conseguir transporte.

veja também