MENU

Greve de professores deixa 25 mil alunos sem aula em Várzea Grande

Greve de professores deixa 25 mil alunos sem aula em Várzea Grande

Atualizado: Segunda-feira, 16 Maio de 2011 as 11:47

Mais de 25 mil alunos da rede pública de ensino estão sem aula em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. Professores e profissionais da educação paralisaram as atividades a partir desta segunda-feira(16) e a greve será por tempo indeterminado.

Maria Aparecida Cortez, presidente do sindicato da categoria afirmou ao G1 que cerca de 85% dos profissionais da educação aderiram à greve e que um total de 873 professores e 40 funcionários administrativos estão parados. Ainda de acordo com a presidente do sindicato, os professores tentaram negociar um aumento desde setembro do ano passado com a Prefeitura, mas “não há proposta municipal”.

Os profissionais reivindicam principalmente reajuste salarial. Atualmente os professores de nível médio das escolas estaduais recebem R$ 1.132, enquanto os da rede municipal ganham R$ 653, cumprindo a mesma jornada.

A estimativa do Sindicato dos Professores de Várzea Grande é que cerca de 1.100 docentes trabalham no município. Maria Aparecida disse que os dados oficiais são muito confusos, “uma vez que a Prefeitura teria demitido os funcionários fantasmas. Infelizmente não temos acesso a estas informações”.

A assessoria de imprensa do município informou que um levantamento está sendo feito para saber quantas escolas estão sem aula em Várzea Grande. O Secretário de Educação e Cultura Isac Nassarden está durante toda a manhã em audiência com o prefeito Murilo Domingos para tratar do assunto.      

veja também