MENU

Greve paralisa atividade em 13 sedes administrativas de bancos em Curitiba

Greve paralisa atividade em 13 sedes administrativas de bancos em Curitiba

Atualizado: Quinta-feira, 24 Setembro de 2009 as 12

Em Curitiba e região metropolitana, onde cerca de mil bancários aprovaram em assembleia a adesão ao movimento de paralisação por tempo indeterminado a partir de hoje, 24 de setembro, 13 sedes administrativas de bancos estão fechadas. Trabalham nestes locais cerca de 8 mil dos 17 mil bancários dessas regiões. Entretanto, segundo o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, ainda não é possível avaliar o número de trabalhadores que estão em greve.

Na parte central da capital todas as agências bancárias estão fechadas, conforme uma primeira avaliação do sindicato. O autoatendimento nos caixas eletrônicos funciona normalmente, com exceção para depósitos.

Segundo a entidade, a greve foi a única resposta encontrada pelos trabalhadores após cinco rodadas de negociação. O movimento é nacional e faz parte da campanha salarial da categoria que reivindica aumento salarial de 10%, participação nos lucros e resultados (PLR) de três salários mais R$ 3.850, proteção ao emprego e melhores condições de trabalho. A proposta apresentada pelos banqueiros prevê reajuste de 4,5%, PLR de 1,5 salário reajustado, limitado a R$ 10 mil e a 4% do lucro líquido de 2009.

veja também