Grupo de índios invade sede da Funai em Manaus

Grupo de índios invade sede da Funai em Manaus

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:27

Cerca de 50 índios das etnias Apurinã, Mura e Sateré Maué pintados e armados com arco e flechas estão ocupando a sede da Funai Fundação Nacional do Índio, em Manaus, desde o início da tarde da última segunda-feira. 

Assim como centenas de indígenas de todo o país que têm invadido as sedes regionais da Funai nos últimos meses, as etnias em Manaus querem a revogação ou revisão do decreto 7.056, baixado pelo governo federal no fim do ano passado, que fechou várias unidades do órgão no interior do Brasil.

Um dos líderes do movimento, Robson Sateré, afirmou que "o Amazonas tem o maior número de indígenas do Brasil":

- Não faz sentido só ter Funai em Manaus. Um indígena do Baixo Amazonas agora se quiser apoio da Funai tem de vir a Manaus, após horas e dias de viagem [...] Se o atendimento já era ruim por falta de recursos e pessoal, agora será inexistente.

De acordo com Robson, na noite de ontem chegaram mais 100 indígenas de Novo Airão, a 115 quilômetros de Manaus. A reportagem procurou a assessoria de imprensa do órgão em Brasília, mas não obteve resposta.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições