MENU

Grupo perdido na Serra do Mar-SP é resgatado

Grupo perdido na Serra do Mar-SP é resgatado

Atualizado: Segunda-feira, 5 Abril de 2010 as 12

O grupo de 28 pessoas que se perdeu na mata fechada da Serra do Mar, no Litoral Sul de São Paulo, comemorou o reencontro com a família no final da noite deste domingo, dia 4, após quase três dias de uma aventura que virou um pesadelo. Por causa do mau tempo, o resgate da maior parte dos localizados não pôde ser feito de helicóptero. Eles tiveram de caminhar até uma linha de trem e pegar um vagão de carga para chegar a local seguro.

De acordo com o tenente da Polícia Militar Álvaro Zocchio Júnior, o resgate foi difícil por causa da vegetação e da chuva.

Como as condições meteorológicas não permitiram que todas as pessoas fossem resgatadas de helicóptero, a equipe do Comando de Operações Especiais (COE) decidiu seguir com o grupo até uma linha férrea que corta a Serra do Mar. Eles desceram a serra em um vagão de carga e seguiram a pé até uma base da empresa que administra a ferrovia. Depois de quase três dias perdidos, eles sentiram a emoção no reencontro com a família e o agradecimento com a equipe de resgate.

"Nós passamos maus bocados", disse a dona de casa Antônia Lemos de Souza, que precisou de atendimento médico. Ele seguiu no passeio com o marido e a filha. "O pior foram vários abismos, nós ficamos na beira de um rio e, conforme foi chovendo, a água foi subindo e tivemos de nos abrigar em cima de uma pedra", disse Léia Gomes de Souza. "Foram momentos de pânico. Tínhamos muita preocupação em saber como sair do lugar que não se tinha acesso nenhum", destacou o vendedor José Eduardo Neto.

"Quando vimos o helicóptero, todo mundo, inclusive os homens, chorou de emoção", ressaltou Léia.

Perdidos na mata

O grupo se perdeu durante um passeio que saiu de Parelheiros, na Zona Sul da capital paulista, com destino a Mongaguá, no litoral do estado. As pessoas foram localizadas pelo Comando de Operações Especiais (COE) da PM, em um local de difícil acesso.

Ao perceberem que estavam perdidos, três homens decidiram descer a serra em busca de ajuda. Na tarde de sábado, conseguiram contato com os bombeiros por celular. Segundo informações da TV Tribuna, eles passaram as referências de onde estavam e foram resgatados em Cubatão, embaixo de um viaduto da Rodovia dos Imigrantes.

Os três homens, com idades entre 21 e 29 anos, foram levados para o posto dos bombeiros de São Vicente. Não estavam machucados e apenas aparentavam cansaço.

veja também