Guardas municipais do Rio treinam luta livre para atuar nas praias

Guardas municipais do Rio treinam luta livre para atuar nas praias

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

O verão se aproxima, as praias ficam lotadas e, com isso, a preparação dos guardas do Grupamento Especial de Praia (GEP) no Rio se intensifica. Na manhã desta quarta-feira (25), trinta guardas municipais passaram por duas horas de treinamento com o mestre Márcio Cromado, que tem no currículo 35 títulos de Mixed Martial Arts (MMA), uma modalidade de luta livre. Os guardas não utilizam armas no patrulhamento.

Como a atuação é focada na areia, é preciso bom condicionamento físico para suportar o sol forte e a carga horária de mais de 12 horas de trabalho. Segundo mestre Cromado, o MMA trabalha com todas as artes marciais e, exatamente por isso, é importante para os homens do GEP, que enfrentam todo tipo de situação nas praias do Rio.

''A defesa pessoal e a luta em si, para eles que trabalham com o contato pessoal no dia a dia, acho que é fundamental. O MMA é mais pesado, envolve socos, chutes, pisadas, joelhadas, cotoveladas, imobilizações, acho que é mais a realidade deles'', explicou Cromado.

Essa não foi a primeira vez que os guardas treinaram com campeões de lutas. Em julho, os agentes tiveram aulas com o campeão mundial de vale-tudo Anderson Silva. Em setembro, foi a vez do mestre Nelio Naja ensinar as técnicas do Muay Thai, uma luta taildandesa, para esse grupo.

Arrastões e pessoas embriagadas são algumas das situações que os guardas precisam enfrentar, de acordo com o comandante Marcelo de Sousa. O GEP possui no total 120 homens e a intenção de Sousa é que todos os agentes passem pelo treino de MMA.

''O MMA hoje é o que a gente tem de última geração pra defesa pessoal e é importante que a Guarda Municipal esteja preparada para ter essas técnicas misturadas e desempenhar bem seu papel'', disse o comandante.

Segundo ele, as areias trazem dificuldades como a presença de crianças e famílias no momento do incidente.

''A gente entende que esse dia aqui com certeza vai surtir efeito no nosso trabalho durante esse verão e a gente vai estar mais preparado para atender a população carioca'', afirmou Sousa.

Ao fim dos treinos, o mestre deu nota 10 para os guardas e também garantiu que as praias do Rio estarão mais seguras: ''Acho que é no verão que acontecem as coisas no Rio e com certeza eles estão bem preparados''.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições