MENU

Guarulhos completa 450 anos

Guarulhos completa 450 anos

Atualizado: Quarta-feira, 8 Dezembro de 2010 as 8:07

A cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo, completa nesta quarta-feira (8) 450 anos. O município, que é o segundo maior do estado, tem atualmente quase 1,3 milhão de habitantes.

A festa para comemorar o aniversário da cidade começou às 6h, quando a Guarda Municipal fez o toque da alvorada. Às 8h será realizada uma missa na Igreja Matriz. As comemorações também vão incluir a inauguração da rodoviária da cidade.

O município já foi território dos índios Monomami, que depois começaram a ser chamados Guarulhos. Atualmente, 70% dos moradores vieram de outras cidades. São trabalhadores que chegaram para a construção da base aérea, da Via Dutra, do aeroporto de Cumbica e das indústrias que foram se formando na região.

Guarulhos foi fundada pelos jesuítas em 1560. A cidade era ponto de parada no caminho do Rio de Janeiro para são Paulo. Dom Pedro II passou uma noite no local, em uma pousada na avenida que ganhou seu nome.

Mas essa cidade não existe mais. Guarulhos foi crescendo desordenada, em torno de fábricas e da Dutra, construída em 1951. “A cidade até esse período ela vai passar de uma população de 13 mil e vai chegar em 1970 com mais de 500 mil pessoas, então passa por um processo muito intenso, de aumento de população e de expansão urbana”, explicou o historiador Elton de Oliveira.

Atualmente, o município tem bairros luxuosos, mas também uma periferia distante, onde o cenário é bem diferente. A Vila Any não tem esgoto tratado nem coletado. No ano passado, o local ficou debaixo das águas do Rio Tietê, e ainda tenta se recuperar dos estragos.

Um dos maiores desafios da cidade é o tratamento do esgoto. Só 450 anos depois da fundação de Guarulhos é que foi inaugurada a primeira estação, no Jardim São João. Hoje a cidade consegue coletar 76% do esgoto, mas só trata 15%.

“Nos próximos 60 dias entregaremos mais uma estação, elevando pra 35%, e até o final de 2012, somente com estações na cidade o esgoto tratado em Guarulhos chegará a 55% dos esgotos tratados”, disse João Rocha Moraes, secretário de governo da cidade.

A ligação de Guarulhos com São Paulo pode ser feita por uma pequena ponte de duas mãos ou por rodovias como a Fernão Dias e a Dutra. A cidade segue ocupando espaços vazios entre os bairros, e já não depende mais do comércio e do lazer da capital paulista.    

veja também