MENU

Guillermo del Toro vai fazer filme 3D de Pinóquio

Guillermo del Toro vai fazer filme 3D de Pinóquio

Atualizado: Sexta-feira, 18 Fevereiro de 2011 as 10:57

Mesmo com uma agenda cheia, o cineasta Guillermo del Toro não se intimida e aparece cada vez com mais projetos. O site americano Deadline informou nesta quinta-feira (17) que o cineasta será responsável pela produção de Pinocchio, uma animação em stop-motion baseada no célebre personagem criado pelo italiano Carlo Collodi.

O projeto inicialmente seria realizado em 2006, mas o diretor abandonou a animação para se dedicar integralmente a O Labirinto do Fauno. Para a direção do longa, foram contratados Mark Gustafson (diretor de animação de O Fantástico Sr. Raposo) e Gris Grimly. A história do filme foi criada por Del Toro em parceria com Matthew Robbins, responsável por escrever o roteiro.

Os elementos em 3D ficarão por conta da empresa inglesa MacKinnon e Saunders, responsável por alguns trabalhos notáveis como O Fantástico Sr. Raposo e A Noiva Cadáver.

Sombrio

Para dar o tom do longa, o próprio Del Toro liberou três imagens conceituais de Pinocchio. Nelas, o que se vê é uma abordagem bem mais sombria do conto, diferente do que pode ser visto no clássico da Disney de 1940. O diretor comenta um pouco sobre esse lado mais obscuro da história.

- Deve existir um lado sombrio em todos os contos de fada ou trabalhos narrativos para crianças, isso é algo que os Irmãos Grimm, Hans Christian Anderson e Walt Disney entendiam muito bem.

Del Toro ainda fala sobre as diferenças entre esse projeto e a versão clássica da Disney.

- Muitas pessoas esquecem o quão poderosos e perturbadores são alguns dos melhores filmes Disney, incluindo aquelas crianças que se transformam em burros em Pinóquio. O que nós estamos tentando apresentar é um Pinóquio mais fiel ao que Collodi escreveu. Ou seja, mais surreal e levemente mais sombrio do que se viu antes.

Ele exemplifica esse tom obscuro.

- A Fada Azul é, na verdade, o espírito de uma garota morta. O Pinóquio tem estranhos momentos com sonhos beirando alucinações. A chave aqui é não fazer nada gratuito, porque a história está integrada com momentos de extrema comédia e beleza. Ele é um dos grandes personagens, cuja pureza e inocência o permitem sobreviver neste mundo sem cores, de ladrões e bandidos, emergindo da escuridão com sua alma intacta.

Pinocchio, que terá ainda o lendário músico australiano Nick Cave como consultor musical, deve começar a ser produzido no final do ano.

veja também