Guincho retira da água helicóptero particular que caiu no Lago Paranoá

Guincho retira da água helicóptero particular

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:17

Um caminhão guincho retirou às 12h20 desta sexta-feira (20) o helicóptero particular que caiu no Lago Paranoá, em Brasília, na noite desta quinta-feira (19). Com duas toneladas, a aeronave vai ser levada para uma oficina onde passará por testes mecânicos.


A Força Aérea Brasileira (FAB) informou em nota que, logo depois do acidente, iniciou investigação para apurar os fatores que contribuíram para a queda da aeronave. O Comando da Aeronáutica afirmou ainda que a Junta de Julgamento da Aeronáutica (JJAER) irá apurar se houve infrações de tráfego aéreo durante a ocorrência.
"A gente fez um trabalho para levantar o que chamamos de fatores contribuintes, o que aconteceu que levou ao acidente", explica o oficial do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), ligado à FAB, Uberacy da Silva.


Técnicos da FAB disseram que o helicóptero não tinha autorização para pousos ou decolagens no local onde o acidente ocorreu. A única autorização que o piloto tinha era para realizar um sobrevoo.

Peritos da Polícia Civil também estiveram nas margens do lago nesta sexta e, segundo informaram, estavam lá a pedido da Polícia Federal, que investigaria possíveis responsabilidades criminais relacionadas ao acidente. A assessoria da PF não confirmou a investigação.


O piloto da aeronave compareceu ao ponto onde ocorreu o acidente na manhã desta sexta-feira, mas não quis responder as perguntas de jornalistas. Representantes da empresa proprietária do helicóptero acompanharam a retirada da aeronave da água, mas também não quiseram falar com a imprensa.

 Tentativa de decolagem
O helicóptero particular caiu no Lago Paranoá no início da noite desta quinta-feira (19), quando tentava levantar voo próximo ao estacionamento do shopping Pier 21. Além do piloto, outras três pessoas estavam embarcadas. Todos foram retirados sem ferimentos.
Um cinegrafista amador registrou a tentativa de decolagem. É possível ver que o helicóptero sai do chão,  fica no ar por um período curto sem conseguir ganhar muita altura, e cai no lago (veja no vídeo ao lado).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições