Haverá 2º turno entre Dilma e Serra

Haverá 2º turno entre Dilma e Serra

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:11

Uma projeção baseada nos números parciais das 27 unidades da federação mostra que, matematicamente, já podia ser considerada certa, às 19:30 de domingo, a realização do segundo turno na eleição presidencial. Apurados 70% dos votos em todo o país, Dilma Rousseff tinha 44,49% dos votos válidos. Já considerando que a apuração avança mais lentamente nos estados do Norte e Nordeste, onde ela leva vantagem, a candidata do PT terá cerca de 46% dos votos ao final da apuração, contra 33% de José Serra (PSDB), 20% de Marina Silva (PV) e 1% de Plínio de Arruda Sampaio (PSOL).

Para fazer a extrapolação, ÉPOCA levou em conta o resultado parcial em cada estado, projetou-o como se ele fosse o resultado de 100% das urnas e somou os totais. Essa projeção, embora sujeita a leves distorções - basicamente, o fato de que os votos urbanos são contados mais rapidamente que os rurais -, permite calcular com bastante precisão o resultado final. Mesmo que as urnas do interior tragam um resultado muito diferente do já apurado, dificilmente Dilma ultrapassaria os 48% dos votos válidos.

Embora Dilma venha subindo a cada parcial geral nacional do TSE, a subida será insuficiente para levá-la a 50% mais um dos votos válidos. A candidata será "frustrada", aparentemente, pela ascensão de Marina Silva, do PV, nos últimos dias. Marina mostrou um desempenho surpreendente em algumas unidades da federação - segundo a parcial das 19:30, ela tinha 42% no Distrito Federal, 32% no Rio de Janeiro, 26% no Espírito Santo e 20% na Bahia, entre alguns de seus melhores resultados.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições